Para a maioria das pessoas construir uma casa representa o culminar do sonho de uma vida. E este é um sonho que geralmente acompanha a pessoa durante grande parte da sua vida. Por essa razão, saber como contratar um empreiteiro para construir sua casa é extremamente importante.
Antes de contratar um empreiteiro deve reunir o máximo de informações possíveis sobre o seu trabalho e sobretudo, deve procurar comparar propostas e possibilidades. Grande parte do processo de seleção de um empreiteiro deve consistir na investigação e na comparação de diferentes possibilidades.
Mesmo que a primeira proposta pareça muito tentadora, você deve continuar a investigar o mercado, por forma a confirmar se as condições apresentadas são tão vantajosas quanto inicialmente pareceu.
Veja também: Quanto custa construir uma moradia em Portugal?
3 Dicas Para Contratar Um Bom Empreiteiro Para Construir Sua Casa
Para que a contratação de um empreiteiro para construir sua casa corra da melhor forma, tente seguir as dicas que fornecemos em seguida.
1ª Dica: Confirme a Experiência do Empreiteiro
Deve começar por contatar vários empreiteiros e por solicitar informação sobre as suas obras anteriores. Se possível, entre em contato com alguns dos clientes anteriores do empreiteiro e inquira sobre o seu grau de satisfação. Também deve tentar obter informações sobre os seus fornecedores habituais.
Um empreiteiro experiente e com um bom desempenho não deverá ter problemas em indicar diversos contatos, através dos quais você pode ficar a conhecer melhor o seu trabalho.
Já o contato dos fornecedores serve sobretudo para se saber se a empresa é estável nos pagamentos que realiza e se utiliza materiais de qualidade. Como é óbvio, a qualidade dos materiais é determinante para a comodidade da sua futura casa.
2ª Dica: Verifique se a empresa tem alvará
Empresas sem alvará ou sem outras licenças não transmitem confiança e por isso não são uma boa escolha para a construção da sua habitação. Se o empreiteiro que contactou não tem as devidas licenças, o melhor é continuar a procurar.
3ª Dica: Solicite acesso a toda a documentação técnica
Para que o processo de construção e o custo envolvido seja o mais transparente possível imponha regras relativamente à documentação técnica. Um mapa de quantidades é fundamental para controlar os gastos na obra.
É igualmente importante estabelecer um plano de trabalhos, onde devem ficar definidos os prazos mais relevantes para a execução da obra.
Defina o Plano de Pagamentos
Um aspeto importante sobre como contratar um empreiteiro para construir a sua casa é a definição do plano de pagamentos. Existe quem afirme que nunca se deve pagar nada em adiantado, mas essa ideia também não corresponde às exigências do mercado atual.
A maior parte dos empreiteiros estabelecidos pedem um sinal para iniciar a obra. Esse sinal é geralmente de 5 a 10% e serve para auferir o grau de envolvimento do cliente.
Por isso, não descarte de imediato um empreiteiro apenas porque solicitou o pagamento de um sinal. Informe-se relativamente à sua reputação e se tudo estiver ok, pode avançar para o início da obra.
Veja também: Contrato de Empreitada: 2 minutas em word e pdf