Mezanino é uma palavra de origem italiana, derivada de “Mezzanino” que remete a “mezzo”, ou seja, “meio” ou “metade”.
Na arquitetura, este elemento nada mais é do que um ambiente em nível intermediário entre dois pavimentos, ou a altura máxima do pé-direito de um edifício.
O mezanino costuma ser construído em divisões com pé direito duplo, promove a integração de ambientes e, por se tratar de uma área aberta, deve ser dotado de varandim para a proteção.
Geralmente, o acesso ao mezanino é feito através de uma escada exclusiva ou comum aos outros pavimentos da casa.
Para que serve?
A principal função do mezanino é aproveitar todo o espaço disponível e proporcionar ambientes mais amplos. É uma excelente alternativa em casas menores, como estúdios por exemplo.
Além disso, este elemento pode isolar um espaço no qual queira mais privacidade, mas sem o excluir ou fechar.
Tudo vai depender do propósito determinado no projeto. Neste sentido, mesmo os mezaninos projetados com a função de isolar algum ambiente atuam como integradores, devido à sua proposta de design.
Moderno e diferente, este é muito utilizado pelo apelo estético, valorizando, certamente, mais toda a arquitetura do espaço.
O mezanino pode ser construído em estrutura de betão armado, estrutura de madeira ou estrutura metálica e, além de projetos residenciais, também pode estar presente em ambientes industriais e comerciais, onde serve geralmente para armazenamento de máquinas e stock.
Veja também: Projeto de estruturas engiobra