Um croqui nada mais é do que o primeiro esboço de um projeto de casa ou terreno. Por conter apenas os traços iniciais, o croqui não exige precisão e cuidados, sendo basicamente um desenho livre.
Estes desenhos são feitos por aquitetos ao idealizarem um projeto e refletem a inspiração inicial que dará forma à construção.
Inclusive, muitas vezes o resultado final do projeto não possui muita relação com o croqui, já que ao longo do seu desenvolvimento são necessárias diversas alterações.
A importância dos croquis na arquitetura
Muitos profissionais optam por iniciar um projeto com croquis para assim expor todas as ideias e as criações de forma ágil, livre e prática.
Por isso, ao deparar-se com algum destes desenhos, vai perceber que os traços são abstratos e sem parâmetros específicos.
Servem basicamente para se ter uma noção inicial de como será o desenho técnico. Mas, se estes não serão utilizados, por que são então importantes?
O uso de croquis na arquitetura é importante, principalmente para a compreensão visual de todas as ideias que o arquiteto e o dono da obra têm em mente.
Apesar de atualmente muitos arquitetos preferirem utilizar a tecnologia e softwares para este tipo de desenvolvimento, os croquis ainda fazem parte da essência da arquitetura, sendo uma forma mais intuitiva de estruturar ideias.