A perspetiva cónica é um conceito utilizado na arquitetura, que pode ser definido como um sistema de representação gráfica com base na projeção de um corpo tridimensional num plano.
Tal projeção é criada através de linhas salientes que passam por um ponto, a partir do qual o observador deve procurar, e que resulta numa representação no plano de visão realista.
Assim, esta perspetiva cónica é composta por quatro elementos principais: o olho do observador, o objeto, o plano de projeção e as retas projetantes, que partem de todos os pontos do objeto para o olho do observador.
Em que projetos a perspetiva cónica é utilizada?
Normalmente, a perspetiva cónica é utilizada em cartazes de complexos e edifícios que estão em construção, já que o resultado apresenta uma visão realista de como será aquela construção.
Entre os vários tipos de projeções utilizados na arquitetura, a perspetiva cónica é a que mais se aproxima da visão real, uma vez que o desenho transmite profundidade espacial semelhante à estereoscópica ou visão em três dimensões.
Os arquitetos e os designers utilizam softwares para criar estas simulações gráficas, e criar projetos em 3D que possuem um aspeto foto realista.