O escantilhão consiste numa ferramenta utilizada para ajudar a elevar alvenarias, assegurando o controlo do prumo e do nível.
Ou seja, esta ferramenta utilizada em obras serve para subir a alvenaria, alinhando-a corretamente, bloco a bloco ou tijolo a tijolo.
Ao garantir o prumo e o nivelamento adequados, torna-se uma ferramenta essencial para eliminar qualquer possibilidade de erro durante a elevação da alvenaria.
Quais são os tipos de escantilhão?
Há, basicamente, dois tipos de escantilhão. São eles o Escantilhão para Alvenaria Estrutural com Tripé e o Escantilhão para Alvenaria de Vedação com Mola.
Escantilhão para Alvenaria Estrutural com Tripé
Este modelo é mais utilizado em trabalhos de assentamento de blocos de betão e tijolos, em obras da construção civil.
A ferramenta é fixada na laje com parafusos ou pregos. O escantilhão é dotado de uma régua para o alinhamento correto dos blocos e tijolos, e também serve de controlo do prumo e nível da alvenaria.
Geralmente, esta ferramenta é confecionada em aço e tem o seu acabamento galvanizado, aumentando assim a sua vida útil.
A sua altura padrão é de 2,50 metros, porém há modelos com alturas de 3 metros e 3,50 metros.
Escantilhão para Alvenaria de Vedação com Mola
Este modelo também é utilizado para ajudar nos trabalhos de assentamento de blocos de betão e tijolos, em obras da construção civil.
Este escantilhão possui uma mola que serve para firmar a sua fixação entre duas lajes. Além da mola, também é equipado com régua para o controlo de prumo e o nivelamento da alvenaria.
Também costuma ser fabricado em aço galvanizado, sendo que o modelo padrão possui abertura de 2 metros até 3,10 metros.