engIobra / Máquinas e Equipamentos / Correias Transportadoras

Correias Transportadoras

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Máquinas e Equipamentos

Publicado em: Máquinas e Equipamentos

Correias Transportadoras

Ricardo Rodrigues

As correias transportadoras são geralmente correias largas e de comprimento variável que podem ser usadas para transportar materiais de um sítio para outro. Normalmente são anexadas a rolos da polia (rolamentos), os quais funcionam através de motores elétricos. Essas correias largas são feitas de várias camadas de borracha. Uma camada de borracha dá forma á correia enquanto a outra camada facilita o transporte.

Correias transportadoras

As correias transportadoras são normalmente usadas em sistemas de transportes públicos, armazéns, fábricas e pedreiras. Ajudam a transportar produtos e materiais em bruto de um sítio para outro através da correia. Antigamente, os trabalhadores transportavam manualmente de um sítio para outro materiais e produtos em bruto. Isto resultava em perda de tempo eficiente e causava stress adicional. Com o uso da correias transportadoras, os materiais e produtos em bruto são entregues aos locais exigidos. Estas são aplicáveis a trabalhos leves e pesados.

Aplicações das Correias Transportadoras

[dropcap]A[/dropcap]s correias transportadoras de borracha tem diversas utilizações, algumas das mais importantes são listadas abaixo:

[custom_list style=”list-7″]

  • Indústria de produção: são usadas em várias indústrias de fabrico para transportar materiais em várias unidades do processo. Retira ainda os produtos de fabrico para fora das unidades de processamento. São usadas em plantas de processamento de comida para transportar materiais culinários, selar os produtos e finalmente embalá-los. Visto que essas correias são usadas para todos as finalidades de transporte, ajuda a poupar imenso tempo e esforço. Os trabalhadores podem canalizar o seu tempo e energia para maiores responsabilidades.
  • Indústrias pesadas: Estas correias de borracha são também usadas em várias indústrias pesadas para carregar materiais em bruto de um sítio para outro. Isto ajuda a reduzir as lesões dos trabalhadores de forma considerável. Pode transportar materiais quer em linha reta ou através de elevação e mudanças direcionais.
  • Armazéns: As correias transportadoras são também usadas em armazéns para carregar camiões ou descarregar materiais pesados dos camiões.
  • Aeroportos: Hoje em dia a maior parte dos aeroportos também usa correias de borracha para entregar bagagem aos clientes.
  • Centros comerciais: Também têm várias aplicações em centros comerciais pois são usadas em passadeiras ou passadeiras móveis. A passadeira é também encontrada na maior parte dos aeroportos para transportar pessoas de um sítio para outro.
  • Padarias e mercearias: Correias de transporte lento são usadas em padarias para movimentar comida através do forno para finalidades culinárias. São mesmo usadas em mercearias para movimentar os itens para a caixa.
  • Escadas rolantes: Uma das utilidades mais usadas desta correia de borracha é em escadas rolantes. É bastante usada na maior parte das lojas departamentais para movimentar as pessoas de um piso para outro.
  • Construção de túneis: Durante o processo de escavação de túneis, os materiais depois de esmagados são removidos da câmara através de um transporte em espiral. Durante a construção de túneis, os transportes em espiral funcionam como um parafuso de Arquimedes. O saque de uma correia transportadora é depositada pelo parafuso e da transportadora é transportada para pequenos comboios de trabalho. Enquanto se perfura em áreas com influxos de água pesados, o material escavado e uma transportadora em espiral continuamente preenchida assegura-se que a pressão na câmara de escavação é mantida

[/custom_list]

Existem vários tipos de correias transportadores. Correias para trabalhos pesados são usadas para transportar materiais numa mina de carvão e correias para trabalhos leves são usadas em unidades de processamento de comida e por aí adiante. As correias de borracha são desenhadas em tamanhos específicos para diferentes usos. São operadas com várias velocidades de acordo com as finalidades.

História

[dropcap]A[/dropcap]s correias transportadoras primitivas eram usadas desde o século XIX. Em 1892, Thomas Robins iniciou uma série de invenções que levaram ao desenvolvimento de uma correia transportadora usada para carregar carvão, metal e outros produtos. Em 1901, Sandvik inventou e começou a produção de correias transportadoras de aço.

Em 1905,Richard Sutcliffe inventou a primeira correia transportadora para ser usada em minas de carvão, a qual revolucionou a indústria mineira. Em 1913, Henry Ford apresentou as linhas de montagem das correias transportadoras na fábrica da Ford Motor Company’s Highland Park, Michigan.

Em 1972, a sociedade francesa REI criou na Nova Caledônia a mais longa correia transportadora do mundo, com 13,8km de comprimento. Hyacynthe Marcel Bocchetti foi o designer do conceito.

Correia transportadora gigante

 

Em 1957, a companhia B.F. Goodrich patenteou uma correia transportadora a ser produzida como o Sistema de Reviravolta da Correia Transportadora. Incorporando uma meia reviravolta, tinha a vantagem acima das correias convencionais de uma maior longevidade pois conseguia expor toda a sua superfície para vestir e rasgar.

As correias Möbius já não são fabricadas porque as correias modernas não-distorcidas conseguem ser mais duradouras ao construí-las a partir de várias camadas de diferentes materiais. Em 1970, Intralox, uma companhia em Louisiana, registou a primeira patente para todas as correias modulares de plástico.

Antes de Comprar

[custom_list style=”list-1″]

  • Deve conhecer a força necessária da correia para suportar as exigências da tensão. Determine o número mínimo de folhas ou bitola de carcaça, as quais podem assegurar que a correia oferece características suficientes de apoio e carga.
  • A correia transportadora deve ainda oferecer as características necessárias para ajudar a estabelecer bom contato com o centro do rolo da polia de tensão em cargas leves e condições vazias.
  • Tente selecionar uma correia que tenha a resistência de impacto para aguentar a carga que cai na correia.
  • Selecione uma correia que tenha capacidades de flexibilidade suficientes para operar efetivamente em redor dos carrinhos dos terminais.
  • Determine os revestimentos adequados das correias transportadoras para aguentar o material e as condições de carga de uma dado sistema.

[/custom_list]

A maior Esteira Transportadora do Mundo

engiobra - Projectos de Engenharia

Projetos de Engenharia - Comparação de Materiais de Construção - Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário