Uma betoneira de concreto, ou misturadora de concreto, é uma máquina que combina os ingredientes do concreto. É um aparelho que faz a mistura homogénea do cimento, areia, brita, e água para formar concreto.
Normalmente as betoneiras de concreto consistem num tambor rotativo para misturar os componentes. Algumas betoneiras de concreto são também fornecidas com um funil, o que ajuda na mistura.
O funil fornece os granulados à betoneira onde são misturados numa proporção definida. Hoje em dia as betoneiras móveis têm também entrado no mercado.
Tipos de Betoneiras
Os outros componentes são o motor diesel ou motores elétricos, chassis de aço, lâminas removíveis e carregadores hidráulicos. As betoneiras portáteis são normalmente usadas para um pequeno volume de trabalho no local de construção para que possam ser facilmente utilizadas pelos trabalhadores antes de endurecerem. Para uma rápida produção de concreto são usadas betoneiras de eixo duplo, as quais, para produção industrial, levam pouco tempo de mistura. A alta turbulência usada por elas resulta na homogeneidade na produção de concreto.
Baseadas nas diferentes tecnologias usadas, são dos seguintes tipos:
- Eixo inclinado
- Eixo horizontal
- Eixo duplo
- Móvel
- Fixa
- Semi-fixa
- Automática
- Semi-automática
Tamanhos
Consideradas como um dos itens de maquinaria pesada. O peso de uma betoneira padrão pode variar entre 20,000 e 30,000 quilos ou entre 9,100 e 14,000 quilos. Uma betoneira comum pode facilmente carregar cargas de cerca de 18,000 quilos ou 40,000 quilos de concreto. O mais comum dos tipos tem uma capacidade de 8 metros cúbicos.
Constituição
Há um grande número de partes e componentes que juntas formam uma betoneira completa. Algumas das partes mais importantes são mencionadas abaixo:
- Caixas de transmissão
- Motores
- Revestimento de aço
- Pára-lamas
- Tanques de água
- Bombas
- Coletores
Betoneiras industriais
As industriais podem ser segregadas em 3 diferentes categorias, nomeadamente:
- Eixo duplo
- Tambor
- Eixo vertical
Betoneiras de eixo duplo são preferidas pela sua velocidade e intensidade de mistura. Essas são usadas para produzir concreto de alta resistência enquanto que a de tambor é usada para produzir enormes quantidades. A de eixo vertical é normalmente usada para concreto protendido e pré-moldado.
Betoneiras Alugadas
Por vezes não convém ás companhias fazer altos investimentos na compra de uma betoneira nova por poucos dias de trabalho. Logo, as pessoas e construtores inclinam-se para alugar a máquina. Uma pessoa pode facilmente encontrar quem alugue betoneiras usadas a preços razoáveis.
Manutenção
Manutenção regular é bastante essencial para um bom funcionamento do equipamento. É necessário fazer verificações constantes nas peças para que estejam em boas condições. Devem devem ser armazenadas adequadamente se não estiverem a ser utilizadas.
Antes de Comprar
Primeiro que tudo, verifique por que precisa da betoneira. Para um trabalho de curta duração, pode alugar uma. Para uma longa duração ou uso regular, pode comprá-la.
De seguida, tem de saber qual a finalidade da máquina. Para pequenas construções ou trabalhos paisagísticos, o melhor é utilizar uma betoneira portátil, a qual pode tanto ser a gás como a eletricidade.
Para trabalhos de construção de maior escala como colocar camadas numa estrada ou pavimentar um chão ou outros trabalhos de construção pesados, utilize um camião betoneira.
O preço é um importante fator a considerar.
Pode optar por utilizar betoneiras usadas se estiverem em boas condições.
Veja também: Comparação de Materiais de Construção
Dicas Fundamentais Para Locação de Betoneiras
As betoneiras são uma parte essencial para qualquer tipo de construção, possuem diversas particularidades como a capacidade; particularidades que podem ser selecionadas mediante as necessidades do cliente. Sendo que esta facilidade de escolha de particularidades mediante o tipo de função a que se destinam, é sem duvida uma vantagem que apoia o negócio de locação de betoneiras, por exemplo.
Vejamos, uma empresa construtora de pequena dimensão, tem que construir um edifício e vai precisar betoneiras para fazer concreto. Contudo existe um pequeno detalhe que se pode tornar num grande problema, a betoneira de que a empresa dispõe tem apenas 100 L de capacidade, contudo para poderem fazer o trabalho de forma eficiente, seria ideal ter uma de 300L. Como resultado, a empresa terá que alugar ou comprar uma betoneira com uma capacidade superior.
Como resultado, a betoneira original será praticamente inútil naquela situação. No entanto, se a empresa tivesse optado por utilizar o serviço de locação de betoneiras, teria a possibilidade de escolher pequenas particularidades, como por exemplo, a capacidade. Adaptando assim a escolha ao tipo de necessidades. Como tal, podemos afirmar que alugar é sem dúvida uma boa aposta para quem lida com máquinas de construção com diferentes particularidades que podem variar drasticamente de trabalho para trabalho.
Locação = Oportunidade
A crise económica que se tem feito sentir a nível global afetou todos os setores da sociedade, entre eles está o setor da Construção Civil.
No entanto, o ano de 2013 parece trazer sinais de melhoria para este setor, como tal, o negócio de locação poderá ser bastante vantajoso para quem está disposto a arriscar. Dado que grande parte do capital das empresas responsáveis por construção se encontra fragilizado pela crise financeira, uma grande percentagem das mesmas não tem capacidade para investir, o que significa que vão ter que alugar equipamentos de construção para poderem levar a cabo as suas empreitadas que começam a aumentar ligeiramente.
Isto constitui uma ótima oportunidade de negócio para aqueles que se pretendem aventurar no negócio da locação. Ambas as partes ficam a ganhar.
Dicas
Antes de mais, nunca é demais lembrar que o serviço de locação de material para construção civil, pode ser visto em duas perspetivas: (a) Negociante, e (b) Cliente. Vamos supor que os materiais/máquinas de construção em causa são betoneiras. Vamos então dar algumas dicas no campo da locação de betoneiras.
Ponderar
Como já foi referido anteriormente o negócio de locação está em crescimento, o que é um forte indicador das vantagens que escolher essa opção pode acarretar para quem precisa de alugar os mais variados equipamentos. Contudo, lembre-se sempre que tem duas opções principais. Por um lado pode comprar uma betoneira, ou, por outro lado, pode alugar uma. Deve primeiro ponderar sobre qual será a melhor opção para si.
Se tem uma empresa de construção de pequeno tamanho e precisa de equipamento para levar a cabo a construção de um edifício, talvez não disponha da quantidade de capital necessária, como tal, alugar equipamento será a melhor opção. Por outro lado, se já possui equipamento, mas o equipamento não tem as características necessárias para levar a cabo um processo de construção eficaz, deverá considerar o aluguer de equipamento que consiga responder às suas necessidades.
Analisar
Depois de escolher se vai alugar ou comprar, caso escolha a opção de alugar, deverá analisar a sua situação. Que tipo de equipamento precisa? Quais as particularidades que precisa? Deve fazer estas perguntas a si mesmo quando chega a hora de analisar a situação e escolher o equipamento que quer alugar. De todas as formas, o assistente no serviço de locação irá proporcionar-lhe todo o apoio necessário, ajudando-o a analisar a sua situação e identificando quais são as suas necessidades a nível de equipamento para construção.
Comparar
Não se esqueça de comparar produtos e vários serviços de locação. Compare preços e equipamentos de forma a ter a certeza que os equipamentos que aluga cumprem com os requisitos e que não existem surpresas quanto á qualidade nem ao preço. A comparação é um fator essencial no que diz respeito a fazer a escolha acertada.