A construção de um telhado em madeira exige conhecimentos sólidos de engenharia civil e a utilização dos materiais adequados. Para ajudar quem pretende saber mais sobre este assunto, preparei este artigo, onde vou falar sobre madeira para telhado e sobre as diferentes estruturas em madeira.
Nas estruturas em madeira a armação compõe a parte estrutural e é composta por elementos como as escoras, cantoneiras e tesouras. Temos depois a trama, ou seja o quadriculado composto por caibros, ripas e terças, elementos que se suportam na armação e que servem de apoio à colocação das telhas.
Os termos utilizados podem parecer complicados para quem não está familiarizado com o universo da construção civil, mas o conceito é relativamente simples.
Qual a Madeira Certa Para Telhado
Qualquer tipo de madeira aprovada para ser utilizada na construção civil pode ser usada como madeira para telhado. No entanto, a peroba é a madeira mais utilizada para este fim em nosso país.
Para facilitar a escolha da madeira para telhado apresento uma divisão de alguns tipos de madeira apropriados para a construção da estrutura de um telhado.
- A – Amendoim, canafístula, guarucaia, jequitibá branco, laranjeira, peroba rosa
- B – Angelim, cabriúva parda, cabriúva vermelha, caovi, coração de negro, cupiuba, faveiro, garapa, guapeva, louro pardo, mandigau, pau cepilho, pau marfim e sucupira amarela
- C – Anjico preto, guaratã e taiuva
Os tipos de madeira estão agrupados em grupos de acordo com as suas propriedades mecânicas. O que significa, que as madeiras pertencentes a cada grupo apresentam propriedades similares.
Madeiras que apresentam uma elevada dureza, como o coração de negro, faveiro e a taiuva devem ser manuseados com cuidado, para não produzir danos.
A escolha da madeira para telhado pode depende de vários fatores, incluindo a disponibilidade na região, o preço e claro, as propriedades físicas e mecânicas do material. Escolher o material certo faz toda a diferença.
Veja também: Comparação de Materiais de Construção