Tipos de Andaimes Utilizados na Construção Civil

Tipos de Andaimes Utilizados na Construção Civil

Os andaimes são estruturas essenciais na indústria da construção civil. De acordo com a NBR 6494 / 1990, podemos definir andaimes como plataformas destinadas à elaboração de trabalhos em lugares elevados. Como vou desenvolver em este artigo, existem diversos tipos de andaimes.

Mas antes importa referir que os andaimes são estruturas necessárias em todas as áreas da construção civil. Na construção, na demolição, na reforma, na pintura e até na manutenção, encontramos de forma recorrente a utilização de andaimes.

Apesar dos andaimes poderem ser construídos no local da obra, a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego 18 (NR 18) é clara sobre este assunto:

No dimensionamento de andaimes, as estruturas de sustentação e fixação, devem ser realizadas por profissionais legalmente habilitados e devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estão sujeitos.”

A NR 18 determina ainda que o piso onde estas plataformas são colocadas deve cumprir alguns critérios bastante definidos, como: ser antiderrapante, estar nivelado e ter forração completa.

A legislação determina também que é obrigatório que os andaimes de construção civil possuam rodapé e sistema de guarda-corpo, para garantir a segurança dos trabalhadores.

Atualmente, a maioria dos andaimes são constituídos por material metálico ou por madeira, existindo também as estruturas mistas (com suportes em metal e plataformas em madeira).

andaimes

Os Diferentes Tipos de Andaimes

Podemos identificar os seguintes tipos de andaimes: simplesmente apoiados, fachadeiros, móveis, em balanço, suspensos mecânicos e cadeira suspensa.

Vamos olhar para as caraterísticas de cada um dos tipos de andaimes e para sua utilização na indústria da construção civil:

  • Andaimes Fachadeiros – são formados por quadros verticais e horizontais, placa de base, travessa diagonal, tela, guarda-corpo e escada. São andaimes muito utilizados em áreas da construção civil como a construção e a manutenção de fachadas. Estas estruturas permitem o acesso de pessoas, mas também de materiais à obra.
  • Andaimes simplesmente apoiados – Estes são andaimes que têm a sua estrutura apoiada de forma simples e independente daquilo que está a ser construído. Existem os andaimes simplesmente apoiados que são sobretudos usados por pintores e carpinteiros que não precisa de colocar cargas pesadas em cima da plataforma. Os pesados são destinados ao uso de pedreiros e conseguem suportar cargas mais pesadas.
  • Andaimes móveis – Como o seu próprio nome indica, os andaimes móveis são estruturas apoiadas sobre rodas, que se podem mover facilmente. Geralmente, este tipo de andaime é metálico e fácil de montar. Os andaimes móveis são usados sobretudo em trabalhos de acabamento e de instalação. Devido à sua instabilidade, estas estruturas móveis apenas devem ser usadas em localizações planas.
  • Andaimes em balanço – são estruturas que se projetam para fora da edificação, sendo suportadas por vigamentos (que podem ser metálicos ou de madeira) ou por estruturas em balanço. Podem ser deslocáveis ou fixos e são utilizados na construção civil, sobretudo quando não é possível optar por outros tipos de andaimes.
  • Andaimes suspensos mecânicos – são andaimes em que o estrado é sustentado por travessas metálicas (ou em alguns casos de madeira) e que é suportado por cabos de aço. A plataforma move-se verticalmente através de guinchos. Estes tipos de andaimes são usados para trabalhos como revestimento externo, cerâmicas e emboços, permitindo baixar o total de custos.
  • Cadeira Suspensa – é formada por um assento de aço, que está preso a um cabo também de aço. Segundo a NR, a cadeira suspensa apenas pode ser usada quando não é possível instalar outros tipos de andaimes. A cadeira suspensa é utilizada em trabalhos como pintura e limpeza.

A Importância de Escolher O Tipo Certo De Andaime

Para evitar acidentes, é importante olhar para os diferentes tipos de andaimes de construção civil e escolher aquele que é mais adequado ao terreno e às caraterísticas do trabalho.

Anualmente, acontecem milhares de acidentes de trabalho na construção civil devido à utilização de estruturas não apropriadas.

2 Comentários
  1. Boa tarde!

    Presto consultoria jurídica para empresas e me surtiu a seguinte dúvida, com relação aos andaimes:

    Há de fato uma diferenciação entre andaimes fachadeiros e andaimes simplesmente apoiados?
    A Anotação de Responsabilidade técnica, exigência da NR 18, é aplicável aos andaimes simples?

    Se for possível atender a esta solicitação, desde já agradeço!!

  2. Andaime de fachado é usado só e somente na construção civil, mais para actividades de fachada e estes são ascorados nas paredes de modo a evitar o seu desabamento enquanto os andaimes simplesmente apoiados tem muita aplicabilidade por isso que tem os desenhados para menores pesos e outros para pesos maiores.

    quanto á responsabilidade técnica não posso responder a questão porque NR 18 é da norma Brasileira e eu uso normas do meu pais (Moçambique).

Deixe uma Resposta.