Saiba Como Funciona a Arquitetura Paisagista

Todos nós temos a ideia base do que é a arquitetura, e que antes de se contruir algum tipo de edifício é necessário que alguém desenhe e projete essa mesma infraestrutura.

No entanto, o que acontece com alguma frequência é que as pessoas tendem a associar a Arquitetura Paisagista como uma extensão da própria arquitetura ou como uma mistura entre ambas.

No entanto, não funciona bem dessa maneira.

Hoje vamos explicar-lhe de forma simples como é que a arquitetura paisagista funciona, vai ver que vai muito além do que aquilo que inicial se pensa.

Princípios da Arquitetura Paisagista

Um dos princípios base da arquitetura paisagista passa por conceber, projetar e construir algo, neste caso uma paisagem.

Muitas vezes ao olhar para jardins ou parques, os mesmos parecem bastante naturais, assim sendo, consegue entender que um dos princípios base passa exatamente por isso, por fazer algo que pareça criado diretamente da natureza.

Os princípios base deste tipo de construção, passam também pela criação de arte, em que muitas vezes pode ser realizada de forma simples (como o jardim arranjado de uma casa) ou mais complexa (como os jardins de um palácio).

Muito antes de se começar a “construir” um jardim é preciso esquematizar tudo para que o mesmo se insira da melhor forma possível no meio ambiente sociocultural do local em questão.

Podemos salientar ainda, que o problema de design de uma paisagem é muito semelhante ao que os próprios arquitetos se deparam quando estão a desenvolver um novo edifício, sendo este o principal motivo pelo qual a Arquitetura Paisagista é já uma arte que é ensinada nas universidades.

Tem havido ao longo dos últimos anos uma evolução própria deste tipo de arquitetura, sendo que em Portugal as disciplinas de formação passam por matemática, ciências sociais, geografia, biologia, engenharia, arte, botânica, política, tecnologia… (ou seja um sem número de disciplinas que pretende que o futuro arquiteto consiga planear corretamente qualquer tipo de paisagem independentemente do local).

Enquanto profissão, a arquitetura paisagista abrange um conjunto trabalhos que são extremamente relacionadas ao projeto arquitetónico, ao planeamento regional e urbano, à preservação do meio ambiente natural e construído e do património histórico e ao planeamento de sistemas de lazer.

Em Portugal existem diversos arquitetos paisagistas de renome, que levam a qualidade do nosso ensino além-fronteiras, construindo paisagens de cortar a respiração.

Como é óbvio, qualquer pessoa pode construir um jardim em casa e o mesmo ficar muito bonito, mas se quer realmente ter aquele jardim de sonho, onde chega e o tempo parece parar, não há nada melhor do que contratar um profissional para tornar os seus sonhos realidade.

Deixe uma Resposta.