Resolva Os Problemas Com Lareiras

Resolva Os Problemas Com Lareiras

Muitas famílias continuam a privilegiar as lareiras como fonte de conforto nos dias mais frios. Contudo, para que a lareira não se transforme num problema, é necessário realizar uma manutenção frequente.

Se no seu caso, os problemas já tiverem surgido leia este artigo e resolva os problemas com lareiras.

Fumaça Em Dias de Vento?

Um problema muito comum acontece quando a lareira espalha fumaça quando está muito vento. Esta é uma situação relativamente comum, mesmo em construções recentes. Isto acontece devido à descendência do e resulta de uma chaminé demasiado curta.

Para resolver este problema deve fazer uma extensão da chaminé e instalar uma coifa defletora ou uma ventoinha que vão ajudar a uma melhor extração do fumo.

Como Resolver o Problema

Agora vamos olhar mais em pormenor para as possíveis soluções para o problema.

  • A instalação de uma coifa defletora de ventos é uma das primeiras soluções que qualquer profissional irá apontar quando surgem problemas com fumaça de lareiras. A instalação de uma coifa é simples, mas deve ser feita sempre por profissionais.
  • Uma solução garantida para este tipo de problema é a instalação de uma ventoinha própria para chaminés. Uma vez que as ventoinhas enfrentam condições muito agressivas, como temperaturas extremamente elevadas e gases corrosíveis, você vai ter que pagar caro. O custo de aquisição e instalação de uma ventoinha para chaminés pode facilmente ultrapassar R$ 4.000.
  • Outro problema comum em chaminés é a reduzida altura destas estruturas. Se a sua chaminé não estiver 60 acima do telhado, então é necessário proceder ao seu aumento de altura. Se é o caso, contrate um pedreiro para fazer a sua ampliação, ou outro profissional, caso a chaminé seja de metal.

A Segurança Em Primeiro Lugar

Apesar de parecer algo muito simples e fácil de reparar, você deve ter noção de que uma lareira representa um risco verdadeiro para a sua segurança e para a segurança de sua família.

Uma lareira mal mantida, ou reparada de forma incorreta pode representar riscos de explosão, incêndio ou até envenenamento por gases nocivos, como dióxido de carbono.

Como a reparação de uma lareira representa quase sempre um custo significativo, muitas pessoas adotam a postura de “faça você mesmo” e procedem elas próprias à reparação. Contudo, para que se possa reparar uma lareira de forma segura e eficiente são necessários bons conhecimentos e muitas regras de segurança.

Resolva os problemas com lareiras sempre com a ajuda de um profissional experiente e devidamente licenciado.

Deixe uma Resposta.