engIobra / Materiais de Construção / Polímeros usados na construção civil

Polímeros usados na construção civil

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Materiais de Construção

Publicado em: Materiais de Construção

Polímeros usados na construção civil

Ricardo Rodrigues

Os polímeros usados na construção civil são materiais essenciais quer do ponto de vista da qualidade, como da quantidade. Estes materiais plásticos possuem diversas aplicações, podendo por exemplo, ser utilizado no revestimento de pavimentos, em canalizações, artigos sanitários, estores, puxadores, fechos, colas, no acabamento interior de paredes, etc.

A verdade é que os polímeros usados na construção civil são cada vez mais importantes para este setor. A utilização de polímeros tem contribuído para diminuir os custos de construção e para aumentar a qualidade da obra final.

O Surgimento dos Polímeros Usados na Construção Civil

Os polímeros são macromoléculas formadas por um grande número de pequenas moléculas, designadas monômeros. Quando estas moléculas se combinam ocorrem as polimerizações.

Estes materiais foram inicialmente desenvolvidos com o objetivo de substituir macromoléculas naturais, como por exemplo a seda e o caucho. O desenvolvimento tecnológico continuo da tecnologia conseguiu produzir centenas de materiais sem qualquer equivalente no mundo natural.

Desta forma, o polímero tornou-se no primeiro material sintético utilizado na engenharia.

Diferentes Tipos de Polímeros

Podemos catalogar os polímeros de acordo com o seu sistema de ligações e a sua constituição estrutural: termoplásticos e termoendurecíveis.

Os polímeros termoplásticos são aqueles que quando sob efeito de pressão e temperatura tornam-se mais moles, assumindo dessa forma a forma do molde.

O processo é reiniciado com uma nova mudança de temperatura e de pressão, o que significa que os polímeros termoplásticos são recicláveis.

Os polímeros termoendurecíveis (também conhecidos por polímeros termofixos, ou termorrígidos) são os polímeros que amolecem sob o efeito de pressão e temperatura, assumindo também a forma do molde. Contudo, quando expostos a uma nova alteração de pressão e temperatura nada acontece.

Desta forma, os polímeros termoendurecíveis são materiais insolúveis e não recicláveis.

Distinguir os Polímeros Naturais dos Sintéticos

Na engenharia civil e na construção são utilizados quer polímeros naturais quer polímeros sintéticos.

  • Polímeros naturais são: lã, asfalto, borracha, couro, madeira e algodão
  • Polímeros sintéticos são (por exemplo): resina epoxídica, poliuretano, poliésteres, poliuretano, etc.

Todos estes materiais são amplamente utilizados em diversas indústrias, desempenhando um papel de relevo em inúmeras atividades econômicas.

O Impacto dos Polímeros No Mundo de Hoje

Desenvolver áreas como a eletrônica, aeronáutica, pesquisa espacial, vestuário, automobilística, eletrodomésticos e medicina;

  • Reduzir substancialmente o custos dos bens de consumo;
  • Simplificar e reduzir o custo da produção de embalagens.

O processamento simples e econômico dos polímeros ajudaram a melhorar a qualidade de vida da população.

Hoje, as empresas continuam a apostar fortemente em pesquisa nas áreas do polímero cristal líquido e do polímero condutor. Por isso, prever sem grande margem de erro que os polímeros continuarão a mudar não só a forma de trabalhar em engenharia civil, mas também o modo de vida de toda a sociedade.

engiobra - Projectos de Engenharia

Projetos de Engenharia - Comparação de Materiais de Construção - Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais: