As maiores pontes do mundo

As maiores pontes do mundo

Como começa a ser recorrente nestas listas de engenharia civil, também este top das maiores pontes do mundo é dominado por construções “Made In China”. O engenho dos chineses é por demais conhecido e tem sido transposto, ao longo das últimas décadas, para construções grandiosas.

Acredito que um engenheiro civil que se preze deve estar a par das obras mais grandiosas da sua época e por isso, esta lista das maiores pontes do mundo é de leitura obrigatória para qualquer profissional da área.

Antes de avançar para o top 10 das maiores pontes do mundo, refiro uma curiosidade que pode servir de comparação com os dados que vou depois avançar: a maior ponte do Brasil é a ponte Rio – Niterói, com 13.2 km de extensão. Será que a maior ponte brasileira fica perto do top das maiores pontes do mundo? Vamos ver.

As Dez Maiores Pontes do Mundo

Conheça as dez mais pontes do mundo, em termos de extensão.

10º Ponte Jintang, China – No maior arquipélago chinês encontramos a 10º maior ponte do mundo, que liga Jintang a Zhenhai e que tem 26.5 km de extensão.

Ponte Jintang

9º Ponte Atchafalaya Basin, EUA – No famoso estado norte-americano do Louisiana encontramos esta ponte de 29 kms. A ponte Atchafalaya Basin foi inaugurada em 1973 e liga Lafayette a Baton Rouge.

Ponte Atchafalaya Basin

8º Ponte de Donghai, China – A “Ponte do Mar Oriental” é uma das pontes mais espetaculares do continente asiático. Com 31.5 km de comprimento, esta estrutura faz a ligação entre as ilhas de Yangshan e o porto de Xangai.

Ponte de Donghai

7º Ponte de Runyang, China – Continuando por terras chinesas, encontramos outra grande obra de engenharia civil, a ponte de Runyang. Esta ponte atravessa o rio Yangtzé e tem 36.5 km.

Ponte de Runyang

6º Ponte da baía de Hangzhou, China – Esta ponte atravessa a grande baía de Hangzhou, ligando duas importantes metrópoles chinesas, Ningbo e Xangai. Tem 36 km de comprimento.

Ponte de Runyang

5º Ponte do Pântano Manchac, EUA – Tal como a ponte Atchafalaya Basin, esta é uma das estruturas mais famosas do Louisiana. Também foi construída na década de 70. Apresenta 36.7 km de extensão.

Ponte do Pântano Manchac

4º Ponte do Lago Pontchartrain, EUA – É a maior ponte do continente americano. Conecta Mandeville a Madeville, duas ilhas situadas perto de Nova Orléans. Mede 38.4 km de extensão e destaca-se pelo seu elevado tráfego. Todos os dias, mais de 40 mil veículos atravessam esta majestosa obra de engenharia civil.

Ponte Lago Pontchartrain

3º Ponte Qingdao Haiwan, China – Os 42 quilômetros de extensão desta ponte são tão impressionantes quanto o facto de ter sido construída em apenas 4 anos. A ponte Qingdao Haiwan é uma das obras mais emblemáticas da construção civil chinesa dos últimos anos.

Qingdao Haiwan

2º Grande ponte de Tianjin, China – A ponte de Tianjin é uma construção fantástica, capaz de orgulhar qualquer engenheiro civil. Tem 113 quilômetros de extensão e conecta Qingxian e Langfang.

Ponte de Tianjin

1º Ponte de Danyang-Kunshan, China – A maior ponte do mundo não poderia ficar noutro país que não a china. A Ponte de Danyang-Kunshan faz a ligação entre Nanjing e Xangai. Foi erguida sobre o gigantesco rio Yangtze e tem uns incríveis 164 quilómetros de comprimento.

Ponte de Danyang Kunshan

China na Vanguarda da Engenharia Civil

O engenheiro civil mais atento não vai estranhar que esta lista seja dominada pela China. No top das 10 maiores pontes do mundo encontramos 7 obras chinesas, o que demonstra o avanço e a qualidade da engenharia civil chinesa.

Atendendo à dimensão do país, à sua enorme população e desenvolvimento económico e tecnológico, acredito que a engenharia civil chinesa continue a surpreender o mundo com construções fantásticas.

Fonte das imagens: http://upload.wikimedia.org/

Deixe uma Resposta.