As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil

As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil

O Brasil atravessou nos últimos anos uma grande fase de crescimento económico, a qual teve um grande reflexo na quantidade e dimensão das suas obras de engenharia civil.

A construção foi um dos baluartes do crescimento brasileiro, criando condições para um grau de desenvolvimento inédito no país. A excelência da engenharia civil brasileira também fica demonstrada pela grandeza e complexidade das maiores obras do país.

Neste artigo vou apresentar algumas das principais obras de engenharia civil no Brasil. Estas construções mostram porque é que a engenharia civil brasileira é hoje sinónimo de conhecimentos técnicos e de eficiência.

Mirante do Vale – O Edifício Mais Alto do Brasil

O Edifício Mais Alto do Brasil

Mirante do Vale é edifício mais alto do Brasil e ostenta esse título desde 1967. O orgulho do engenheiro responsável pelo projeto, Waldomiro Zarzur, era tal que instalou o seu próprio escritório no 51º e último andar do edifício.

Assim, Zarzur pode afirmar durante muito tempo que trabalhava no escritório mais alto do Brasil.

Este edifício fica em São Paulo e tem 170 metros de altura. O seu nome deve-se ao Vale do Anhangabaú onde foi construído.

Foi construído ao longo de 6 anos, utilizando conceitos completamente vanguardistas para a época. Ao contrário do que era tradicional na década de 70, o edifício Mirante foi construído com uma estrutura essencialmente de betão armado, em vez de utilizar uma estrutura mista (aço e betão).

Nos próximos anos, o Mirante do Vale deverá perder o seu título para a “Tour Geneve” que está a ser construída em João Pessoa e que contará com 51 andares e uma altura de 182 metros. Este edifício tem previsão de conclusão para 2016.

Contudo, o próprio “Tour Geneve” não vai deter o título de edifício mais alto do Brasil durante muito tempo. Para 2018, está marcada a inauguração do edifício residencial de luxo “Infinity Coast Tower” em Balneário Camboriú, que contará com 66 andares e uma altura total de 240 metros.

Ponte Rio-Niterói – A Ponte Mais Longa do Brasil

A Ponte Rio-Niterói é também ela uma das obras mais marcantes da engenharia civil do Brasil. Concluída em 1974, esta ponte liga Niterói e a cidade do Rio de Janeiro.

Apesar das suas três décadas de idade continua a ser uma das maiores pontes do mundo. Mede mais de 13 quilómetros, dos quis certo de 9 quilómetros são sobre água.

A Ponte Mais Longa do Brasil

Ponte Rio-Niterói

Uma das grandes curiosidades sobre esta ponte é o facto de o seu conceito ter sido pela primeira vez apresentado em 1875. Seriam necessárias muitas décadas, até que um presidente brasileiro autorizasse uma obra desta envergadura.
Foi o presidente Costa e Silva, que em 1968 assinou um decreto autorizando a construção da ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói.

A Ponte Rio-Niterói é ainda hoje a maior ponte em cimento do hemisfério sul. Quando foi inaugurado era a segunda maior do mundo. Atualmente, passam por esta ponte cerca de 140 mil veículos, todos os dias.

Usina Hidrelétrica de Itaipu – A Segunda Maior Barragem do Mundo

Localizado no Rio Paraná, o Complexo Hidroelétrico de Itaipu foi durante décadas a maior usina hidrelétrica do mundo. Após a construção da Hidroelétrica de Três Gargantas, na China, a usina foi relegada para o segundo lugar em termos de dimensão.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

O Complexo Hidroelétrico de Itaipu tem capacidade para gerar até 14GW. A construção desta enorme obra de engenharia civil obrigou a desviar o curso do rio Paraná, um dos maiores rios do mundo.

Para desviar o curso do rio foram utilizados cerca de 50 milhões de rocha e terra. Para erguer esta majestosa usina hidroelétrica foi utiliza cimento suficiente para construir mais de 200 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.
Estiveram envolvidos na construção do Complexo Hidroelétrico de Itaipu mais de 40 mil trabalhadores.

A Segunda Maior Barragem do Mundo

A segunda maior barragem do mundo

Mais Construções a Caminho

Estes são apenas alguns exemplos das maiores obras de engenharia civil no Brasil. Hoje, existem projetos para outras obras de grande dimensão, como os arranha-céus de João Pessoa e de Balneário (Camboriú – Santa Catarina).

A torre “Infinity Coast” que será erguida em Balneário deverá estar terminada em 2018 e será o maior edifício do Brasil, com mais de 240 metros de altura e 66 andares.

2 Comentários
  1. todos foram inaugurado na época da ditadura militar, e muitos falam tanto mal da ditadura, mataram 400 na quela época, a maioria era sequestradores e criminosos e hoje morrem 400 só em um hospital por falta de recursos, ok ditadura era um horror não é mesmo.

    • Olá Danilo,

      Mesmo com esse feito e diversos outros na ditadura, os empréstimos que o Brasil precisou para construir todas essas obras foram alarmantes e hoje quem está sofrendo com isso são os futuros estudantes e os enfermos, visto na medida provisória de 20 anos com a criação da PEC. Quem paga por isso são as futuras gerações. Toda essa energia que está sendo produzida por exemplo na Hidrelétrica de Itaipu (obra na ditadura militar), os rendimentos que serão arrecadados, serão para pagar pelo menos os impostos dos empréstimos (se conseguirem ainda). Então, a análise não tem que ser apenas no visível, mas no que está implícito também.

Deixe uma Resposta.