Impressora 3D Constrói Casas Num dia

Impressora 3D Constrói Casas Num dia

As impressoras 3D estão na ordem do dia, principalmente devido às suas grandes potencialidades na indústria da construção civil. Em Abril de 2014, a comunicação social internacional foi invadida por notícias que davam conta da capacidade de uma empresa chinesa construir 10 casas num dia, com o recurso a uma impressora 3D.

A referida empresa dá pelo nome de Winsun New Materials e desenvolveu uma técnica que lhes permite erguer diversas casas num dia, utilizando uma impressora 3D. Esta técnica de construção permite construir casas mais baratas e mais sustentáveis, uma vez que utiliza cimento reciclado.

Além de tornar o processo de construção mais rápido, esta tecnologia diminui os riscos que os trabalhos da construção civil estão expostos. A exposição a materiais perigosos é menor e o risco de ocorrência de acidentes de trabalho é consideravelmente diminuído.

Custo e Processo de Construção Com Impressora 3D

A Winsun New Materials constrói moradias com cerca de 200 metros quadrados, com um custo médio de 4800 dólares americanos (cerca de 3500 euros). O baixo custo da utilização deste tipo de impressoras é um dos seus maiores atributos.

As estruturas são montadas com a utilização de uma mistura de cimento e fibra de vidro, construindo camada por camada. Basicamente, esta impressora 3D utiliza um processo comum ao utilizado pelos equipamentos que constroem protótipos e maquetes.

Para criar este processo de construção, a empresa chinesa precisou de cerca de 12 anos de trabalho e de um investimento superior a 3 milhões de dólares.

Impressora 3d

Impressoras 3D Constroem 10 Casas Num Dia

Para mostrar todas as potencialidades deste processo de construção, a divisão de construção da Winsun (Winsun Decoration Design Engineering) construiu 10 casas num só dia.

Para o fazer, a empresa chinesa utilizou quatro impressoras 3D de grandes dimensões (cada unidade tem cerca de 10 metros de largura e 6,6 metros de altura). A técnica de construção das paredes, camada por camada, é comparada por exemplo com o processo de montar e decorar um bolo.

Desvantagens Da Utilização Desta Técnica

A utilização de impressoras de 3D na indústria de construção ainda é algo limitada, permitindo apenas construir habitações muito simples.

Por enquanto, ainda não é possível construir habitações com vários andares, através deste processo de construção. Contudo, empresas como a Winsun continuam a desenvolver esta tecnologia, com o objetivo de um dia poderem construir arranha-céus utilizando impressoras 3D.

Outro aspeto alvo de algumas críticas é aspeto exterior das casas construídas através de impressão. É verdade que estas moradias construídas em tempo recorde estão longe de corresponder às pretensões de muitos clientes, em termos de design e arquitetura, contudo podem ser muito úteis em diversos contextos.

A construção com impressoras 3D pode ser extremamente útil em países pobres, permitindo construir habitações de baixo custo para milhares de países. Esta pode também ser uma ótima solução para zonas afetas por catástrofes naturais, permitindo construir centenas ou até milhares de casas num curso espaço de tempo.

Não restam dúvidas relativamente à utilidade desta tecnologia e à sua importância no futuro da construção civil.

Deixe uma Resposta.