Conheça a escavadeira hidráulica

Conheça a escavadeira hidráulica

Se perguntar a várias pessoas se elas sabem o que é uma escavadeira hidráulica, muitas, ou talvez, todas elas vão dizer que sim. Contudo se perguntar a essas mesmas pessoas para lhe dizerem tudo o que sabem sobre este equipamento, provavelmente não vai ficar muito contente com as respostas.

Apesar de este aliado insubstituível de milhares de locais de obras ser facilmente encontrado poucas pessoas sabem como funciona exatamente, poucos sabem o que permite que façam aquelas escavações num período de tempo tão curto, poucas pessoas sabem explicar porque as escavadoras têm tanta força.

Para responder a estas dúvidas e muitas mais, foi criado este artigo, que lhe permitirá saber um pouco mais sobre este equipamento realmente precioso no ramo da construção civil.

Exemplo de uma escavadeira hidraulica

E se…?

E se, de um momento para o outro as escavadeiras hidráulicas deixassem de existir? Sim, é algo impossível de acontecer, mas vamos imaginar por alguns momentos o difícil que seria para todos os operários de construção e para as construtoras completar uma obra. Só podemos perceber realmente a importância deste equipamento se nos imaginarmos sem as vantagens que a sua existência traz. Vamos imaginar que de repente, as escavadoras deixavam de existir:

Os primeiros a sentir o “desaparecimento” deste tipo de equipamento seriam as empresas de locação e as empresas fabricadores de escavadeiras, dado que uma parte do seu lucro vem da existência deste tipo de equipamento.

Os operários de construção seriam obrigados a encontrar alternativas para as funções que as escavadoras desempenhavam, o que é bastante frustrante e vai fazer com que os operários demorem mais tempo a fazer uma tarefa que com a escavadeira iria demorar apenas minutos. Vai ser necessária mais mão-de-obra, como tal, a construtora terá mais gastos, e os operários mais trabalho.

As escavadeiras hidráulicas são multifunções, ou seja servem para várias funções numa obra e movimentam-se facilmente sob qualquer tipo de terreno, sem essa característica, os operários teriam que utilizar diversas ferramentas para tarefas diferentes, que, caso existisse uma escavadeira, poderiam ter sido todas efetuadas por esse equipamento. Resultado, mais despesas para a construtora que terá que adquirir mais equipamento.

O progresso do processo de construção iria tornar-se mais moroso, o que iria representar mais demora para a conclusão da obra e em ultimo caso, prejuízo para a entidade construtora.

Enfim, o mundo da construção seria realmente um pesadelo sem estes aliados insubstituíveis.

Funcionamento e Características

Não há dúvida que a escavadeira hidráulica é uma ferramenta bastante poderosa capaz de desempenhar funções que requerem ao mesmo tempo rapidez e força. Num período de apenas 15 minutos, um operador de escavadeira experiente, é capaz de escavar uma trincheira de um metro e meio de profundidade e cerca de três metros de largura. A mesma proeza demoraria horas se alguém tenta-se fazê-lo com uma simples pá.

Escavadeira Caterpillar

Para que a escavadeira consiga fazer tudo isso e muito mais é necessária uma quantidade de força extremamente impressionante, a escavadeira hidráulica, como o próprio nome indica, consegue obter essa quantidade de força devido ao sistema hidráulico montado no seu interior.

Em termos simples, líquido é bombeado contra os pistões, e posteriormente, será possível a criação da força necessária para realizar tarefas como a que foi descrita acima. Geralmente esse líquido é óleo, porque transmite quase toda a força que lhe foi disferida inicialmente. Assim, quando o operário empurra o pistão, vai transmitir força ao óleo que posteriormente irá empurrar outro pistão diferente. O pistão seguinte é maior que o anterior, o que significa que quando o pistão maior empurrar o óleo a força transmitida será multiplicada, aumento assim a força final da escavadeira.

Vista de forma geral, a escavadeira hidráulica pode ser considerada a combinação entre três componentes diferentes que asseguram o seu funcionamento inigualável e aplicações variadas, são eles:

  • (1) Trator: É a parte essencial da escavadeira, onde tudo é controlado. Munido com um motor a diesel, controlos, uma cabine para proteção do operário e rodas que permitem a deslocação fácil em qualquer tipo de terreno.
  • (2) Balde: Utilizado para apanhar e carregar material solto como por exemplo terra ou areia.
  • (3) Escavadeira: Esta é a parte onde é possível toda a ação, é decido a este grande “braço” mecânico que a escavadeira consegue fazer todo o tipo de escavações para preparar o terreno de forma a permitir a continuação da obra.

Exemplo de um balde para escavadeira