O Que Faz o Engenheiro Civil Exatamente

Basicamente um engenheiro civil faz projetos de especialidades, gestão e planejamento de obras, bem como fiscalização de grandes projetos de construção, incluindo estradas, edifícios, aeroportos, túneis, barragens, pontes e sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos.

O engenheiro civil

O Que Faz Um Engenheiro Civil

Um engenheiro civil normalmente faz o seguinte:

  • Analisa relatórios, mapas e outros dados de projetos.
  • Considera os custos de construção, regulamentos, potenciais riscos ambientais e outros fatores em etapas de planeamento.
  • Testa os solos para determinar a sua capacidade de resistência para suportar com as estruturas.
  • Testa diversos materiais tais como asfalto, cimento ou aço.
  • Faz estimativas de custos e orçamentos para realização de uma obra completa. Estes orçamentos normalmente incluem, estimativas de materiais, equipamentos, mão de obra, entre outros, a fim de determinar a viabilidade económica de um projeto.
  • Utiliza software de engenharia civil para conceber elementos de projeto para sistemas de transporte, sistemas hidráulicos e estruturas de concreto armado, estruturas metálicas e estruturas mistas. De acordo com a regulamentação de cada país.
  • Supervisiona ou participa em inspeções de forma a estabelecer pontos de referência e orientar a construção.

Muitos engenheiros civis possuem posições de supervisão ou administração, desde gestor de obra a dono de obra. Outros trabalham em projeto, pesquisa e ensino. Trabalham com outros em projetos e podem ser ajudados por técnicos de engenharia civil.

Os engenheiros civis trabalham em grandes complexos, logo, normalmente especializam-se numa das várias áreas.

Engenheiros geotécnicos trabalham no sentido de assegurar que os solos suportam as estruturas. Focam-se na análise do solo e na forma como as estruturas construídas por engenheiros civis, tais como edifícios e túneis, interagem com o solo (incluindo rocha). Adicionalmente, projetam e planeiam taludes, paredes e túneis.

Os engenheiros de estruturas concebem, calculam e desenham elementos estruturais, tais como edifícios, pontes ou barragens, de forma a assegurar a sua resistência e durabilidade.

Engenheiros de transporte planeiam e desenham sistemas do dia-a-dia, tais como ruas e autoestradas, mas também planeiam projetos maiores, tais como aeroportos e portos.

Ambiente de Trabalho

Um engenheiro civil geralmente trabalha em escritórios. Contudo, passa muito tempo fora do país em obras de construção para que possa monitorizar operações ou resolver problemas no local.

Ocasionalmente, os engenheiros civis viajam para fora de forma a trabalhar em grandes projetos de engenharia noutros países.

Praticamente todos os engenheiros civis trabalham a tempo inteiro. Contudo, muitos engenheiros civis trabalham em projetos sob prazos contratuais. Os engenheiros que supervisionam esses projetos normalmente trabalham mais para que os prazos sejam cumpridos.

Capacidades Necessárias

Capacidade de resolver problemas complexos. Os engenheiros civis planeiam projetos de altas infraestruturas, tais como aeroportos e estradas, o que requer resolver problemas complexos.

Capacidade de tomar decisões. Um engenheiro civil deve determinar a viabilidade dos projetos, especialmente tendo em conta custos financeiros e preocupações de segurança. O planejamento urbanos e regional normalmente procura um engenheiro civil para conseguir conselhos nesses aspetos.

Capacidade de liderança. Um engenheiro civil é responsável pelo projetos das infraestruturas e pela sua implementação. Sendo assim, deve ser capaz de liderar encarregados de obra, desenhadores, orçamentistas, preparadores, empreiteiros, e outros por forma a executar uma obra de construção civil.

Capacidades matemáticas. Os engenheiros civis utilizam os princípios do cálculo, trigonometria e outros tópicos avançados de matemática para análise, e solução de problemas no seu trabalho.

Gestão de projeto. Apenas um engenheiro civil licenciado pode assinar projetos de infraestruturas. Isto torna imperativo que um engenheiro civil seja capaz de monitorizar e avaliar o trabalho no local da construção à medida que o projeto continua.

Capacidades de escrita. Um engenheiro civil deve ser capaz de comunicar com outros profissionais, tais como arquitetos, arquitetos paisagísticos e planejadores urbanos e regionais. Isto significa que um engenheiro civil deve ser capaz de escrever relatórios claros que pessoas sem formação em engenharia consigam acompanhar.

Por Ricardo Rodrigues.

33 Comentários
  1. Me ajudou bastante para entender melhor está belíssima profissão

  2. Seu texto me ajudou muito, ainda tinha dúvidas, mas agora estou decidida a ser uma engenheira civil…

    • Olá Bruna,
      No texto não fala de tudo… Mas penso que tomou uma boa decisão.

  3. Parabens,em breve serei um grande engenheiro civil.

    • Olá levisantos,

      Muitos parabéns. Depois passe por cá para mostrar as suas obras.

      Abraço

  4. Excelente….adorei.vou ser uma engenheira civil..obrigado.

  5. Muito Bom… gostei bastante da profissão,vou seguir, em breve me tornarei um engenheiro civil e o melhor do brasil ;) ! hahaha

  6. Adorei obrigada!tirou algumas duvidas

  7. Muito Bom… Vou seguir, em breve me tornarei um engenheiro civil!!

  8. Muito obrigado por tirar minhas duvidas e agora tenho mais que certeza que farei esse belo curso ! Rumo à engenharia ❤️

  9. Muito bom me ajudor muito agora eu estou decidido vou ser engenheiro civil

  10. Sou apaixonado por esta profissão. Em nome de Jesus, tornarei-me um grande Profissional, um excelente Engenheiro Civil.

  11. Gostei muito ,ajudou nas minhas duvidas é em breve serei uma Grande Engenheira Civil <3

  12. Esta é sem dúvidas a melhor explicação que eu já tive a respeito da Engenharia de Construção Civil.
    Está de parabens o Autor deste belíssimo Info!
    Agora tenho a certeza que este é o Curso que quero seguir!
    Deus/Allah/Jah Bless!

  13. Gostei muito vou ser engenheira civil

  14. gostei muito eu estava em duvida, agora esclareceu e tirou as minhas divida agora sei o que quero ser um engenheiro civil bem conceituado e conhecido no mundo inteiro.

  15. estou no 4 periodo de engenharia civil,a profissão e o curso é simplesmente espetacular,to feliz demais com o curso

  16. Sou estudante de Engenharia Civil e ja trabalho em obras, e garanto com todas as palavras essa é uma profissão fascinante, é gratificante ver uma obra finalizada e poder dizer eu participei da execução.

  17. ótimo! Modéstia a parte eu faço tudo o q é exigido na área menos cálculos matemáticos… Eu queria muito uma profissão que desse muito dinheiro sabe mas algo tipo muita grana pouco trabalho… Mas isso está em uma das opções

  18. Obrigado pelo informação com fé em deus ano que vem faço engenharia civil…

  19. Gostei muito eu estava em duvida, agora esclareceu e tirou as minhas dúvidas agora sei o que quero ser uma engenheira civil..

  20. Engenharia Civil <3 <3, vamo que vamo 2022 estarei com o diploma e todos conhecimentos necessários para construir uma segunda Torre Eiffel no Brasil. Aguarde..

  21. Me,ajudou muito agora tenho certeza que quero ser uma grande engenheira cívil,daqui a ums meses me formarei…

  22. MUITO OBRIGADO MESMO AGORA ESTOU CERTAMENTE DECIDIDO QUE QUERO SER UM ENGENHEIRO CIVIL POIS ESTA TEXTO ME AJUDOU MUITO ESSE TEXTO FOI DE GRANDE UTILIDADE PARABÉNS PARA O CRIADOR

    • Faça só se gostar mesmo, o mercado está horrível para os engenheiros, possui grande demanda para pouca vaga

  23. Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvias, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.

  24. gostei do vosso trabalho,eu gostaria de fazer este curso de engenharia civil. peço ajuda eu só moçambicano. gostaria de fazer este curso no vosso pais só que a minha família é pobre peço ajuda. quem quer mim ajudar meu nome Jorge Celestino Alvaro Baptista

  25. Valeu por tirar minha dúvida cara, é um pouco cêdo pra mim tomar essa decisão mais quero ser um engenheiro civil😆

  26. Muito bom,gostei bastante
    Sempre pensei em me torna um engenheiro civil e agora sei a profissão e a carreira que quero seguir.

  27. Adorei só tenho 12 anos mais é isso que eu quero ser

  28. Olá,

    você poderiam me dizer quais as atribuições de um engenheiro civil e as atribuições de um gerente de obra?

    onde os dois atuem na msm obra?

    obrigado

  29. Gostei bastante tirou algumas dúvidas 👏

  30. Quantos dias na semana trabalha de engenharia civil tambem precissa de folga??

Deixe uma Resposta.