engIobra / Projetos / Diagrama de Gantt: Guia completo e software mais utilizado

Diagrama de Gantt: Guia completo e software mais utilizado

Ricardo Rodrigues

Publicado em:Projetos

Publicado em: Projetos

Diagrama de Gantt: Guia completo e software mais utilizado

Ricardo Rodrigues

O diagrama de Gantt é um gráfico utilizado para demonstrar o avanço das diversas etapas que compõem um projeto. Neste tipo de diagrama, os intervalos de tempo que representam o princípio e o fim de cada etapa surgem como barras coloridas, colocadas sobre o seixo horizontal do gráfico.

O diagrama de Gantt oferece um método de controlo mais eficiente e facilita o processo de planeamento. Para que seja possível baixar os custos é necessário melhorar o planeamento, através de uma solução comprovada. Para muitos Engenheiros Civis, essa solução é o diagrama de Gantt.

O Desenvolvimento do Diagrama de Gantt

O diagrama de Gantt foi desenvolvido no princípio do século XX por Henry Laurence Gantt, um engenheiro mecânico norte-americano.
Em 1903, Gantt apresentou um trabalho intitulado “A graphical daily balance in manufacturing”, no qual apresentou os pressupostos que sustentariam o desenvolvimento do gráfico de Gantt.

De uma forma resumida, podemos apresentar o gráfico de Gantt como um gráfico de barras que serve para ilustrar a cronologia de qualquer projeto. Este gráfico inclui as datas de início e de fim das diversas fases do projeto.

Gráfico de Gantt

Objetivos do Gráfico de Gantt

Os principais objetivos da utilização do gráfico de Gantt são:

  • Controlar e seguir a cronologia e o início das diferentes fases de um projeto;
  • Estabelecer uma linha de tempo para cada atividade de um projeto e determinar um calendário geral;
  • Permitir o acompanhamento visual de todo o calendário de atividades;
  • Seguir o avanço do projeto, relativamente ao calendário determinado.

Vantagens

São diversas as vantagens proporcionadas pela utilização do gráfico de Gantt, entre as quais podemos sublinhar:

  • É fácil de aplicar e igualmente fácil de interpretar;
  • A escala de tempo é definida e clara;
  • Permite uma melhor visualização do calendário e do progresso temporal do projeto;
  • Possível utilização com outros dados – por exemplo, dados financeiros, de recrutamento, material, etc;
  • É muito útil para seguir projetos com um número de atividades e duração reduzida;
  • É essencial para nivelar e alocar recursos.

Desvantagens

Contudo, os gráficos de Gantt não oferecem apenas vantagens. A sua aplicação pode ser desvantajosa em algumas situações e em projetos de maior dimensão. Estas são as principais desvantagens de utilização desta forma de planificação:

  • Não é adequada para projetos de grandes dimensões;
  • Dificulta o acompanhamento de atividades pendentes;
  • Não permite acompanhar de forma evidente a relação e interdependência entre as várias atividades;
  • Alterações na programação obrigam a refazer o cronograma;
  • Representar todas as informações pode ser uma tarefa árdua.

Como Fazer Um Diagrama de Gantt

Atualmente, existem ferramentas que permitem fazer um diagrama de Gantt online, de forma fácil e rápida. Uma das melhores opções para fazer um gráfico de Gantt online é o SmartSheet. No que diz respeito a ferramentas para fazer um diagrama de Gantt offline também existem diversas soluções, como vamos realçar mais à frente.

Por agora, vamos focar-nos numa solução para fazer um diagrama de Gantt online.

SmartSheet

O SmartSheet é uma ferramenta de colaboração online, que permite importar ficheiros de vários formatos, incluindo Excel, Project ou Google. Possibilita também a partilha e colaboração em tempo real, disponibilizando alertas de atualização.

Uma das principais vantagens do SmartSheet é a possibilidade de ser acedido a partir de qualquer dispositivo (computadores, smartphones e tablets).

Esta solução pode ser utilizada de forma gratuita durante um período experimental de 30 dias. Após o término desse período, existem diversos planos de preços, com valores que começam nos 12 euros por mês.

Quem não sabe como fazer um diagrama de Gantt tem no SmartSheet uma excelente solução. Esta opção apresenta desde logo vários modelos, permitindo que os utilizadores apenas tenham que alterar o texto.

Outras Alternativas

Existem também diversas soluções que permitem fazer um diagrama de Gantt offline. São esses os softwares que apresentamos em seguida.

Microsoft Project

O Microsoft Project é um software offline utilizado para gestão de projetos. Permite fazer a análise e a planificação de orçamentos e de recursos e criar linhas cronológicas. Também pode ser utilizado de forma colaborativa ou para fazer a gestão de portefólio de projetos.

Microsoft Excel

O comum Microsoft Excel, também permite a criação de um gráfico de Gantt. Apesar de não existir, por defeito, o formato de gráfico de Gantt no Excel, é possível criar um gráfico deste tipo seguindo diversos passos. Uma pequena pesquisa permite encontrar tutoriais que ensinam como fazer um gráfico de Gantt no Excel.

Gantt Project

É uma opção open source que permite fazer a gestão e calendarização de projetos. Com este software a elaboração de diagramas de Gantt é extremamente simples e a curva de aprendizagem é rápida. O Gant Project pode ser instalado em diversos sistemas operativos – Windows, Linux e Mac OSX.

engiobra - Projectos de Engenharia

Projetos de Engenharia - Comparação de Materiais de Construção - Calculadoras Online

Autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores e engIobra (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Sou Licenciado em Engenharia Civil, desde 2004, pelo I.S.E.L. - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Membro sénior da OET - Ordem do Engenheiros Técnicos.

A equipa engiobra é formada por engenheiros e arquitetos com experiência comprovada em projetos de especialidades para licenciamento e execução.

Atualmente trabalho na engiobra como Projectista: Tenho mais de 10 anos de experiência em projectos de engenharia civil nomeadamente, projectos de estabilidade (estruturas), projectos de redes de abastecimento de águas prediais, projectos de redes prediais de drenagem de águas residuais e pluviais, projectos de acústica de edifícios, projectos de redes prediais de gás.

Entre 2004 e 2010 trabalhei em direcção e fiscalização de obras públicas e privadas.

Redes sociais:

Deixe um comentário