Quem Contratar para Fazer o Projeto? Engenheiro ou Arquiteto

Quem Contratar para Fazer o Projeto? Engenheiro ou Arquiteto

Quando chega à altura de construir sua própria casa, muitas pessoas questionam “Quem devo contratar para fazer o projeto da minha casa? Engenheiro ou arquiteto?”. Ou será até que são precisos os dois?

Saiba qual é o papel de cada um destes profissionais e entenda qual deve contratar no âmbito da construção de sua casa.

Comecemos pelo mais importante, se você nunca construiu uma casa antes, deve se preparar para uma tarefa de grande dimensão. Erguer uma habitação é um grande desafio e pode se tornar um processo ainda mais complexo sem um bom projeto.

Dessa forma, podemos concluir que a contratação do profissional certo é realmente fundamental para garantir que tudo vai correr bem e que não vão surgir muitos obstáculos durante a construção. Agora que mencionei a palavra essencial, ou seja “projeto” é importante definir quem é a pessoa certa para fazer o planejamento da construção: o engenheiro ou o arquiteto.

Quem Contratar: Arquiteto ou Engenheiro Civil?

Para responder a esta questão, temos que olhar primeiro para as competências de cada um desses profissionais. Sabendo quais são as principais tarefas de cada um, será mais fácil saber quem você deve contratar para fazer o projeto de sua casa:

  • Arquiteto – trata do planejamento da casa, incluindo a componente funcional. Basicamente, traça o projeto de toda a componente arquitetônica de uma construção;
  • Engenheiro Civil – tem como principal missão cuidar da componente estrutural do projeto, assim como de outras especialidades.

Como base nestes pontos, fica evidente que você deve contratar um arquiteto, pois este é o profissional mais qualificado para tratar do projeto de sua casa.

Áreas Em Que O Arquiteto Faz A Diferença

A contratação de um (bom) arquiteto pode fazer toda a diferença, pois este profissional deverá garantir aspetos como:

  • Aproveitar da melhor forma a área disponível do terreno. Este ponto é especialmente importante se a dimensão do terreno for limitada, ou se na área da construção forem implicadas limitações relativamente à área ou altura de construção;
  • Planejar a boa distribuição dos cômodas da casa. Para que a vivência na casa seja agradável, cada cômodo deve ter a dimensão certa para cumprir as suas funções e deve estar situado onde faz mais sentido;
  • Iluminação e ventilação. Garantir que a casa recebe a iluminação e ventilação adequada é fundamental para garantir o bem-estar de seus ocupantes. Erros a este nível podem obrigar a intervenções futuras dispendiosas, como a instalação de ventiladores e/ou aparelhos de ar-condicionado.
  • Habitações planejadas de forma incorreta podem se tornar um pesadelo em termos de funcionalidade. Ninguém quer ter uma casa que mais parece um labirinto, nem corredores enormes que apenas servem para desperdiçar espaço.

Mas Espere… O Engenheiro Também É Necessário

Como acabei de realçar, contratar um arquiteto é fundamental para garantir que você vai ter uma casa capaz de satisfazer suas necessidades e desejos de forma confortável, mas não pense que não terá que contratar um engenheiro civil.

O engenheiro é responsável pelo cálculo estrutural da casa, sendo também o profissional responsável pela obra, perante a prefeitura. Isso significa que você precisará de um engenheiro e de um arquiteto para tratar do projeto de construção de sua casa.

Atualmente, a maioria dos arquitetos já trabalham em conjunto com engenheiros da sua confiança, por isso você pode não ter que fazer a contratação separada. Se isso não for possível, o arquiteto pode indicar para você o nome de um bom engenheiro civil.

2 Comentários
  1. Tenho interesse em fazer orçamento de memoral descritivo e croqui, planta

  2. Boa noite.
    Gostaria de saber quanto q VC cobra pra fazer uma planta de uma casa, em um terreno 10 por 31 e meio em Peruíbe.

Deixe uma Resposta.