Conheça 11 Truques para Construir uma Casa Ecológica

Cada vez mais as pessoas preocupam-se com o meio ambiente e esta preocupação acaba por traduzir-se numa cada vez mais crescente disponibilidade para construir uma casa ecológica.

Este tipo de casas permite-lhe não só poupar um pouco o meio ambiente, como também reduzir algumas contas ao final do mês.

Assim sendo, uma vez que bastam pequenas alterações na sua casa para que ela seja de facto ecológica e eficiente energeticamente, vamos dar-lhe algumas dicas de como o fazer.

Como Construir uma Casa Ecológica

Construir uma casa ecológica não é tão difícil como a maior parte das pessoas pensa. É apenas necessário realizar algumas alterações que vão ajudar o planeta e a sua carteira.

1 – Troque as lâmpadas

Primeira dica para construir uma casa ecológica passa essencialmente por trocar todas as lâmpadas tradicionais que tem em casa, por lâmpadas ecológicas. Existem diferenças bastante consideráveis entre ambas (pode saber mais informação aqui).

Esta alteação vai permitir-lhe não só poupar algum dinheiro (embora as lâmpadas LED sejam um pouco mais caras do que as tradicionais, a curto / médio prazo vão ajudá-lo a poupar dinheiro) como tornar a sua casa mais ecológica.

2 – Invista em painéis solares

Embora possa ser um investimento inicial bastante dispendioso (existem até créditos para quem pretende a instalação dos mesmos), os painéis solares são uma ótima alternativa e que a médio / longo prazo vão fazer com que poupe imenso dinheiro (e ajude ainda mais o planeta com a obtenção de energias renováveis – e quem sabe se não poderá depois vender uma parte da energia que produz?).

Como é óbvio não esperamos que deixe de utilizar eletricidade, mas será uma boa forma de reduzir ao mínimo a sua utilização.

3 – Sensores de Movimento

Para ter uma casa sustentável, é também uma boa opção colocar lâmpadas com sensores de movimentos em espaços de passagem ou jardins e que apenas se ligam se alguém passar por elas (evitando assim que fiquem ligadas por esquecimento).

Este tipo de sensores é programável e por isso pode determinar o tempo máximo que fica ligada.

4 – Solicite uma auditoria

Se quer efetivamente ter uma casa ecológica, solicite a uma empresa credenciada uma auditoria energética, ou seja, é uma inspeção completa à sua casa onde um profissional irá avaliar se é ou não possível melhorar a eficiência energética da sua casa.

Existem casos que as pessoas acabam por gastar imenso dinheiro em aquecedores ou ar condicionado, quando pequenas alterações na casa seriam o suficiente para reduzir custos e ajudar o planeta.

5 – Troque os seus eletrodomésticos

No caso de algum dos seus eletrodomésticos avariar, opte por adquirir aqueles que são menos prejudiciais para o ambiente (e para a sua carteira).

Por exemplo um frigorífico que tenha entre 5 a 10 anos, neste momento já é em termos energéticos um pouco obsoleto, além de que está comprovado que este é o eletrodoméstico que mais consome eletricidade. Assim sendo, se tiver oportunidade de adquirir um novo, opte por um de classe energética A ou AA

NOTA: Uma forma de também conseguir poupar um pouco, passa por colocar o temporizador em rádios e televisões, para que se desliguem ao final de algum tempo de inatividade.

6 – Controle o fluxo de ar

Embora não sejam dados 100 concretos, estima-se que cerca de 20% a 25% da energia que é gasta para aquecer ou arrefecer uma casa se perca através de portas e janelas (isto devido a maus isolamentos).

Assim sendo, é importante que tome uma medida optando por selar as lacunas existentes em portas e janelas, ou simplesmente troca-las (bem sabemos que pode ser um arrombo no seu orçamento, mas a longo prazo será bastante compensatório).

Tenha em conta que se trocar as janelas, opte por vidro duplo e que tenham molduras em madeira uma vez que as mesmas são mais simples de reparar, muito menos poluentes (além de que duram muito mais tempo), e são mais eficientes no que concerne a retenção de calor. Desta forma consegue construir uma casa ecológica um passo de cada vez.

7 – Opte por pintar o telhado

De forma a facilitar a reflexão de calor, cada vez mais pessoas utilizam uma técnica bastante simples (que não passa definitivamente por comprar ar condicionado). Pode minimizar o calor da sua casa no verão pintando o telhado de branco.

Outra alternativa passa por construir pequenos jardins no telhado, uma vez possibilita a redução térmica no interior da mesma.

8 – Ponha claraboias no telhado

Outra dica importante para construir uma casa ecológica, passa por colocar claraboias no telhado, pois desta forma irá ter luz natural como muito mais frequência (e vai diminuir a fatura da luz).

9 – Recolha e armazenamento de água

É possível reduzir o consumo de água se recolher (com baldes ou bidons) a água da chuva ao longo do inverno. Como é óbvio não deverá utilizar a mesma para tomar banho, no entanto, pode utilizar para atividades que não precisem de água potável como é o caso de lavar o carro, encher a sanita, limpar algumas partes da casa…

10 – Poupar no consumo de água

Construir uma casa ecológica, é também sinal de poupança. Assim, deve poupar no consumo de água. Por exemplo, se trocar o seu chuveiro por um de baixo fluxo, vai desperdiçar muito menos água, além de que pode aproveitar enquanto a água aquece para reservar o excedente (sim, porque nós sabemos que são poucas as pessoas que entram no duche antes de a água aquecer) para colocar nas descargas da sanita ou para regar as plantas.

11 – Ventilação natural

Durante a noite faz sempre um pouco mais de vento, assim sendo, deve deixar a sua casa arejar naturalmente deixando as janelas abertas.

Se está a pensar comprar um termostato para manter a temperatura da sua casa, opte por um programável, pois desta forma é possível regular o mesmo e apenas liga-lo quando é realmente necessário.

Assim, evita desperdício de energia e aumentos absurdos nas suas contas de eletricidade.

Como vê não é assim tão complicado conseguir construir uma casa ecológica, basta fazer uns pequenos ajustes e conseguir poupar imenso nas contas e ainda ajudar a tornar o meio ambiente mais sustentável.

Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos.

Deixe uma Resposta.