Como Proteger Um Muro Contra Infiltrações E Umidade?

Como Proteger Um Muro Contra Infiltrações E Umidade?

Um dos aspetos mais importantes da construção do muro é a sua impermeabilização. Quando não são aplicadas medidas de proteção da construção, o muro pode facilmente ser contaminado por infiltração de água. Neste artigo vou demonstrar como proteger um muro contra infiltrações e humidade.

Por Que É Importante Impermeabilizar?

Impermeabilizar é fundamental para garantir que o muro irá ficar protegido de forma adequada contra a umidade, ou até contra a exposição direta à chuva. Os muros são construções desprotegidas aos elementos naturais e particularmente suscetíveis a sofrerem danos motivados pelo excesso de umidade.

Uma boa proteção evita que surjam corrosões e infiltrações que muitas vezes provocam danos estruturais nos muros.

A impermeabilização dos muros deve acontecer sempre, principalmente em áreas onde chove muito, ou de grande umidade. Quando os muros não são impermeabilizados, surgem danos estruturais graves, obrigando a reparações.

Trocar o reboco não é uma solução definitiva e implica um gasto monetário assinalável.

Como Proteger Os Alicerces do Muro

A proteção do muro contra as infiltrações e umidades deve começar logo durante a sua construção. Para proteger os alicerces pode-se usar diversos produtos especialmente indicados para esta tarefa, como:

  • Tinta de vedação;
  • Vedatop;
  • Barreiras de plásticos
  • Manta acrílica

Estes materiais devem ser aplicados na base dos alicerces, por forma a evitar que a umidade do chão penetre diretamente nos alicerces do muro. Assim é possível evitar que a umidade acabe por espalhar por todo o muro.

Proteger as Paredes do Muro Contra a Umidade

A impermeabilização da parede do muro não é sempre necessária, mas se seu muro está exposto a alguma das situações que vou apresentar em seguida, então é importante avançar com medidas de proteção. Proteja as paredes de seu muro contra infiltrações, se:

  • Elas estão em contato direto com barrancos de terra;
  • O muro fica situado perto de um local onde existe muita umidade: por exemplo, um lago, ou um terreno muito úmido.

A melhor forma de evitar que as infiltrações e a umidade tomem conta de seu muro, prejudicando sua robustez estrutural é através da aplicação de Vedapren branco, um produto que funciona como um ótimo impermeabilizador.

A proteção pode ser melhorada através da instalação de beirais e calhas em toda a parede, evitando assim que a chuva entre nos poros da parede.

Quando é possível, pode também instalar um pequeno telhado diretamente em cima do muro, evitando que a chuva caía diretamente sobre ele.

2 Comentários
  1. Através de trabalhos excelentes como o seu, que foi essa calculadora, a gente consegue obter sucesso no ensino à distância.
    Parabéns!!!!

  2. Como fazer para impermeabilizar um muro contra a umidade ou a batida de chuva e evitar assim as famosas infiltracoes e corrosoes no mesmo?

Deixe uma Resposta.