Aprenda Como Pintar Paredes Passo a Passo

Aprenda Como Pintar Paredes Passo a Passo

Pintar paredes é um verdadeiro desafio para muitas pessoas, mas a verdade é que quando se quer fazer uma alteração na decoração de uma divisão da casa ou dar uma lufada de ar fresco a uma casa, não há nada como uma pintura nova.

Para que a tarefa de pintar paredes não se torne uma dor de cabeça, é necessário seguir os passos corretos, não só em termos de execução da pintura, mas também em termos de preparação. Se pintar fosse tão fácil quanto passar um rolo, não existiriam pinturas defeituosas, mas como sabemos isso é algo bastante comum.

Neste artigo do Engiobra irá aprender como pintar paredes da forma certa. Se está prestes a estrear-se nas andanças da pintura, utilize este artigo como guia.

1 – Material Necessário para Pintar Paredes

Antes de iniciar a pintura de paredes é necessário reunir todo o material necessário.

  • Fita de pintor, para proteger os cantos, molduras de fichas elétricas, etc.
  • Pincel para rebordos
  • Rolo de pintura com extensor
  • Balde para rolo
  • Tinta
  • Escadote
  • Pano húmido, já que os acidentes acontecem e é importante estar preparado para qualquer eventualidade
  • Jornais ou plásticos grandes para proteger o chão e outras zonas que podem sofrer acidentes

Para que você saiba a quantidade de tinta de que necessita pode fazer dois cálculos simples:

Total de metros de comprimento a ser pintados x Total de metros de altura a ser pintados =

Total de m2 a pintar

Total de m2 a pintar / rendimentos da tinta por m2 = Total de tinta necessário

Por exemplo, para uma parede com 3 metros de largura e 2,5 de altura e usando uma tinta que tem um rendimento de 10m2 por litros os cálculos a fazer seriam:

3 x 2,5 = 7,5 m2

7,5 / 10 = 0,75 litros

Depois de fazer as contas, deixe alguma margem para prevenir os inevitáveis desperdícios.

Na hora de comprar a tinta, não se limite a olhar para o preço de cada balde. Cada tinta apresenta a sua rentabilidade e isso faz toda a diferença no custo final. Poderá compensar pagar um pouco mais por uma tinta com rentabilidade entre 10-15 metros quadrados por litro, do que uma tinta cuja rentabilidade é de 7-8 metros quadrados/litro.

2 – Preparação para Pintar Paredes

Depois de reunir todos o material necessário para pintar paredes deve começar a preparar o local para a pintura. Este passo é essencial para proteger os móveis e o chão das indesejáveis gotas de tinta. Não vale a pena pensar que tudo irá correr bem e que nenhuma gota irá cair.

Vejamos então que preparativos deve fazer para proteger tudo aquilo que não quer ver manchado por tinta:

  • Proteja bem o chão com jornais ou plásticos grandes
  • Coloque a fita de pintor em volta de todos os cantos, tetos e rodapés. É importante que a fita fique bem colada;
  • Se tiver fichas elétricas ou interruptores na parede que será pintada, desligue o quadro elétrico e retire as suas molduras. Depois coloque fita de pintor em volta da ficha ou interruptor;
  • Se possível retire todos os imóveis da divisão que irá ser pintada. Se tal não for viável, coloque-os no centro da divisão, o mais afastado da parede que for possível. Depois não se esqueça de cobri-lo com um plástico, para evitar danos.

Todo este processo de preparação é demorado, mas essencial para evitar dissabores futuros.

3 – Como Pintar Paredes

Concluída a preparação e já com tudo devidamente protegido, é altura de finalmente avançar para a pintura propriamente dita. Vamos então avançar para um dos possíveis métodos de como pintar paredes.

  • Comece por pintar todos os cantos em volta de fichas elétricas e interruptores (não se esqueça que o quadro elétrico deve estar desligado). Use um pincel para fazer esta parte da pintura e aplique duas demãos.
  • De seguida pinte a parede restante, utilizando o rolo de pintura. Aplique a 1ª de mão e espere que a tinta seque totalmente.
  • Quando puser a sua mão na parede e ela não ficar manchada pode aplicar a 2ª de mão de tinta.
  • No final retire a fita de pintor com cuidado e já está.

Pode visualizar como pintar paredes no vídeo seguinte:

Este vídeo ensina a pintar as paredes usando a técnica aqui apresentada.

4 – E Quando as Paredes já Estão Pintadas?

Pintar paredes previamente pintadas (ou “repintar”, se preferir) exige alguns cuidados adicionais, principalmente se existirem problemas visíveis. Se este é o seu caso, estes são os procedimentos a seguir:

  • Caso as paredes revelem sinais de fungos ou de humidade, é necessário aplicar um produto específico antes de pintar. Existem diversos tratamentos para estes problemas, dependendo também do nível de severidade;
  • Se após a limpeza inicial, as paredes continuarem a relevar manchas, será necessário aplicar um primário. Se a casa tem lareira, será indispensável proceder à aplicação do primário para eliminar as manchas de fuligem.

5 – E Agora, Mãos à Obra!

Agora que já sabe como pintar paredes não adie mais a remodelação de sua casa. Faça o seu projeto de remodelação, compre os materiais necessários e depois é só colocar mais à obra.

Quando vir a sua casa pintada de fresco, sentirá orgulho nas suas novas capacidades de pintura!

Deixe uma Resposta.