Como Pintar o Teto da Minha Casa

Como Pintar o Teto da Minha Casa

Quem gosta de assumir a responsabilidade pela pintura de sua casa, deve primeiro tentar perceber qual a melhor forma de proceder. Neste artigo, vamos responder a uma questão que um leitor nos colocou: como pintar o teto da minha casa?

A tarefa de pintar um teto até pode parecer simples: basta passar tinta e está pronto. Mas será que é mesmo assim tão fácil. É claro que não…

Pintar o teto exige preparação e muitos cuidados. Quem já tentou pintar o teto de sua casa, sem implementar os necessários cuidados, possivelmente acabou por estragar móveis, ou por fazer uma pintura deficiente.

Pintar o Teto

1 – Dicas Para Pintar o Teto Sem Problemas

Para garantir que você não vai cometer erros, apresentamos uma lista de 5 dicas sobre como pintar o teto de sua casa.

  1. Comece por preparar a divisão. Se possível retire todos os móveis da divisão que vai pintar. O chão também deve ser coberto com plásticos para evitar que fique manchado. Contudo, é importante que o plástico seja de boa qualidade, para evitar que se rompe e que provoque danos.
  2. O teto geralmente não é alvo de tanta atenção quanto outras áreas da casa e por isso, antes de começar a pintar deve preparar a superfície. Deve começar com uma boa limpeza, garantindo que eventuais manchas de sujidade ou teias de aranha são removidas. Caso existam buracos estes devem ser tapados antes de começar a pintar. Se a superfície não estiver uniforme, deve usar uma lixa para alcançar a uniformidade necessária.
  3. Comece por aplicar uma tinta primária antimanchas. Esta tinta vai ter uma dupla ação, cobrindo as manchas e garantindo que a tinta vai ter uma melhor aderência.
  4. Comece o processo de pintura pelo recorte. Recortar consiste em pintar as zonas do teto onde o rolo não consegue chegar. Para recortar deve usar um pincel de 8 cm e não um rolo.
  5. Tente pintar o teto de forma homogênea e com alguma rapidez. Procure não manchar as paredes no processo.

2 – Outros Aspetos Importantes

Além destas dicas, existem outros pontos importantes que você deve acautelar. O primeiro diz respeito à roupa e ao calçado que você vai utilizar enquanto pinta: utilize sempre roupa e calçado velho. Os pequenos “acidentes” são mais do que prováveis, por isso não corra o risco de estragar uma peça de roupa da qual você goste.

Não volte a colocar os móveis ou os tapetes na divisão sem que antes o teto tenha secado, caso contrário você pode acabar por estragá-los.

3 – Como Pintar o Teto da Cozinha

Até aqui abordámos as melhores formas de pintar o teto das divisões normais, contudo, por vezes deparamo-nos com situações muito específicas. Por exemplo, imaginemos que pretende apenas pintar o teto da cozinha por forma a renovar este espaço.

As cozinhas são quase sempre das divisões mais esquecidas da casa, o que é um erro, já que uma cozinha bem decorada faz toda a diferença na aparência geral de uma casa.

Ao pintar o teto da cozinha conseguirá, por exemplo, fazer com que a divisão pareça mais alta, ou mais baixa, conforme desejar.

É claro que deve jogar com as cores já existentes nas outras paredes da cozinha e nos móveis. Tenha cuidado para não pintar o teto de uma cor demasiado escura, já que dessa forma iria reduzir a luz existente nesta divisão.

Uma das cores mais utilizadas neste tipo de pintura é o azul. É uma cor leve, que nos remete para a vida ao ar livre. Se quer dar um toque de ousadia e de modernidade, pode tentar optar pelos cinzentos. Para fazer com que o espaço pareça maior, utilize um acabamento brilhante.

4 – Como Pintar o Teto da Casa de Banho

Como sabemos, a maior parte das casas de banho não prima pela grande dimensão, o que faz com que a escolha da cor do teto seja uma decisão ainda mais importante.

Se optar por pintar o teto da sua casas de banho com uma cor demasiado escura, essa divisão irá parecer ainda mais apertada.

Pelo contrário, se escolher uma cor mais leve conseguirá aumentar a dimensão aparente da divisão. Por isso, pondere bem nas cores que irá escolher.

Os tetos da casa de banho também são conhecidos por apresentarem problemas de humidade. Se for o caso, é imprescindível que faça uma boa limpeza antes de começar a pintar e que adicione à tinta um bom produto anti-humidade.

5 – Chegou o Momento de Pintar

Estas são as informações mais relevantes sobre a pintura de teto. Esperamos ter ajudado o leitor que nos perguntou “como pintar o teto da minha casa”, mas também todos os nossos leitores que procuram a mesma informação.

Agora é altura de colocar os seus novos conhecimentos em prática. A sua casa está prestes ganhar uma nova aparência!

2 Comentários
  1. Muito bom o artigo! Dicas de pintura sempre são ótimas ainda mais que podemos fazer, economizando na compra de novos.

  2. Gostei muito do artigo. Foi muito útil para mim.
    Se me for permitido gostaria de colocar uma questão: Se a película de tinta da pintura anterior do teto, em alguns pequenos pontos estiver a descolar o que devo fazer antes de aplicar a nova tinta? Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

Deixe uma Resposta.