Cimbramento

Cimbramento é uma estrutura de suporte, geralmente provisória, constituída por um conjunto de elementos que apoiam as vias e lajes, suportando dessa forma as cargas atuantes e transmitindo-as ao pavimento inferior ou ao piso.

Desta forma, o cimbramento deve ser dimensionado levando em consideração a dimensão da carga que será transmitida. Outros fatores que devem condicionar a dimensão do cimbramento são o pé direito e a resistência do material utilizado.

Os elementos que compõem o cimbramento podem dividir-se em:

  • Suporte – torres e escoras
  • Trama – vigotas principais (ou longarinas) e vigotas secundárias (barrotes)
  • Acessórios – as peças que servem para unir e ajustar as mencionadas anteriormente.

Como Funciona o Cimbramento

O scaffolding (cimbramento em inglês) começa pela concretagem. Depois começa o processo de endurecimento do concreto, que dure até que as peças se tornam autoportantes e alcançam o nível de resistência desejado. Isto normalmente acontece em 28 dias.

Neste ponto a maioria das peças de cimbramento podem ser liberadas para a próxima utilização e são posicionadas novas escoras.

Materiais Usados no Cimbramento

O cimbramento utiliza diversos materiais, mas os elementos principais são a madeira e o metal.

Madeira bruta – geralmente é utilizada madeira de troncos de eucalipto como escoras. Contudo, este material apresenta alguns desvantagens por se tratar de um sistema muito rudimentar. O nivelamento através de cunhas de madeira não é o mais preciso. Contudo, este material continua a ser bastante utilizado nas escoras devido ao seu baixo custo e boa disponibilidade.

Madeira serrada – é um sistema que exibe peças de madeira aparelhadas, peças com determinados padrões e encaixes esquematizados. Este sistema tem a seu favor o custo extremamente reduzido e a boa disponibilidade. Continua a ser o sistema preferido em obras que têm prazos de conclusão apertados. As desvantagens incluem o nivelamento impreciso realizado através d cunhas e a dificuldade em ser adaptado a novas obras.

Metal – Diversas empresas especializaram-se na produção, venda e locação de sistemas de cimbramento em metal. Estes sistemas são essencialmente compostos por alumínio e aço e denotam uma grande flexibilidade e resistência. Adicionalmente, permitem realizar ajustes extremamente precisos e encaixes simples.

Cuidados a Ter Com o Cimbramento

O scaffolding ou cimbramento pode influenciar negativamente o custo de uma obra. Caso todo o cimbramento não seja controlado, os prejuízos são prováveis.

Quando é utilizado o cimbramento alugado, eventuais falhas podem fazer com que toda a obra fique fora do controle, o que pode se materializar no pagamento de indemnizações.

Deixe uma Resposta.