Como calcular o volume de água de uma piscina?

Por diversas razões, é útil saber como calcular o volume de água de uma piscina, mas como se sabe, existem diversos tipos de piscinas, com diferentes configurações. Para ajudar nesta tarefa, criei esta simples e prática calculadora online que permite determinar o volume de água dos 6 tipos de piscinas mais comuns no mercado.

Agora, para calcular o volume de água de uma determinada piscina já não é necessário saber qual a fórmula certa. Basta utilizar esta calculadora de volume de água de piscina para rapidamente obter o valor desejado.

O cálculo do volume de água de uma piscina é feito a partir da determinação da área destes espaços. Conhecer a área de uma piscina também permite determinar qual a potência necessária para manter a temperatura da água ao nível desejado.

Motivos Pelos Quais É Importante Calcular o Volume de Água de Uma Piscina

Conhecer o volume de água que uma determinada piscina leva, permite fazer uma melhor gestão da sua manutenção. Entre outros aspetos, conhecer este valor permite:

  • Colocar a quantidade exata de produtos químicos para fazer o tratamento da água;
  • Determinar qual a potência necessária da bomba e qual a dimensão certa do filtro;
  • Determinar qual é a potência necessária para aquecer a água.

Desta forma, é fácil de perceber que conhecer o volume de uma piscina é muito mais do que uma simples curiosidade. Esta informação é determinante para garantir que a piscina é mantida da forma correta, mas também é essencial para que a sua utilização seja o mais eficiente possível.

Ao conhecer qual a potência necessária para o funcionamento da bomba ou para o correto funcionamento dos aquecedores de água, é possível alcançar uma poupança energética substancial.

Adicionalmente, conhecer esta informação permite fazer o tratamento adequado da água, não correndo o risco de colocar demasiados produtos químicos na piscina.

Como Funciona a Calculadora de Volume de Água de uma Piscina

A utilização desta calculadora online é extremamente simples e intuitiva, como é a norma de todas as calculadoras do EngiObra.

Comece por determinar o tipo de piscina, mediante a sua forma, relembro que as piscinas podem ser:

  1. Piscinas Retangulares
  2. Piscinas Quadradas
  3. Piscinas Circulares
  4. Piscinas Ovais
  5. Piscinas Irregulares
  6. Piscinas Retangulares com Cantos Arredondados
Piscinas retangulares Piscinas quadradas
Piscinas circulares Piscinas ovais / elipticas
Piscinas retangulares Piscinas ovais retangulares

Depois deve inserir o comprimento da piscina, a altura maior e a altura menor. Todos os valores devem ser inseridos em metros.

Após todos os campos terem sido preenchidos, a calculadora online irá facultar o valor da altura média da piscina e o volume da piscina.

Cálculo do volume de água de uma piscina

Caso pretenda calcular o volume de água de uma piscina com outras outras formas geométricas, utilize a seguinte formula geral:

V = A x Hm

Hm = (H1 + H2)/2

em que;

  • V – Volume da piscina (m3)
  • A – Área da piscina (m2);
  • Hm –  Altura média (m);
  • H1 – Altura máxima (m);
  • H2 – Altura mínima (m).

Para determinar a área de uma piscina com outras formas geométricas utilize as calculadoras de áreas. Aqui pode escolher a figura plana que melhor representa a sua piscina, depois é só multiplicar pela altura média Hm.

4 Comentários
  1. tenho uma piscina que mede 2.50 por 3.30 e um quebra onda de o,80 dos quatros lados, sendo a altura de 10 cm, nao consigo saber a quantidade de litros, se me responder fico grata, por email

  2. complementando , a piscina tem 1.20 de fundura

  3. nova consulta, tenho uma piscina que mede 2.50 por 3.50 de fundura 1.20, quebra onda de 4.10 de largura por 5.10 de comprimento a altura do quebra onda é de acima do nivel da piscina é de 0,10 cm

  4. o que significa 6,39 pm

Deixe uma Resposta.