Aprenda Como Desentupir Canos

Aprenda Como Desentupir Canos

Na nossa vida quotidiana vão surgindo pequenos desafios domésticos que muitas vezes se tornam em grandes dores de cabeça. Desentupir canos é um desses desafios que mais tarde ou mais cedo acaba por surgir de forma quase inevitável.

Antes de abordar como desentupir canos, penso que é importante olharmos um pouco mas as principais razões que levam ao entupimento dos canos das habitações.

Pode parecer um cliché, mas a verdade é que os canos se entopem sobretudo devido à falta de informação das pessoas. É exatamente por não conhecerem quais os comportamentos que provocam o entupimento, que as pessoas acabam por provocar os problemas.

Qualquer tipo de cano pode entupir. Não interessa se estamos a falar de canos da cozinha ou da casa de banho, este tipo de problema pode acontecer em qualquer tipo de canalização.

O que pode ser muito diferente é a causa do entupimento. Para desentupir canos de forma adequada e fiável é necessário saber qual foi a causa do problema, já que diferentes causas exigem diferentes soluções.

Como desentupir canos

Alguns Mitos Sobre Como Desentupir Canos

Ouvimos e lemos tanta coisa sobre como desentupir canos, que passamos por a aceitar certos mitos como verdades absolutas.

Parte do meu papel neste espaço também consiste em desmitificar mitos e colocar os leitores no caminho certo para resolverem os seus problemas. Vamos lá então desmistificar esses mitos:

É possível desentupir canos utilizando apenas água quente?

Dificilmente é possível alcançar resultados eficientes utilizando apenas água quente.

Na melhor das hipóteses, conseguirá dissolver alguns materiais como restos de sabonetes ou a gordura originada por alimentos.

Contudo, na maioria dos casos, o entupimento é também originado por outros materiais, que a água não consegue dissolver.

Na verdade, nem mesmo a conjugação de água quente e bicarbonato de sódio é geralmente suficiente para dissipar esses materiais.

É possível desentupir canos com a ajuda de refrigerantes?

Esta solução também está longe de ser muito eficiente, mas pode ser útil em algumas situações.

O refrigerante dissipa a gordura, mas não tem qualquer efeito sobre cabelos, fios de roupa, pelos humanos ou de animais, etc.

Desta forma, o refrigerante pode ajudar quando a causa do entupimento é gordura, mas também pode ser ineficaz se estiverem em causa outros tipos de materiais.

A soda cáustica é uma solução infalível para todos os tipos de entupimentos?

Apesar de ser uma solução mais eficiente do que todas as que apresentei anteriormente, a soda cáustica está longe de ser infalível.

Este produto tem efeito, sobretudo sobre os materiais orgânicos, não produzindo efeito em muitos outros materiais.

Além disso, a soda cáustica é um produto perigoso, já que em combinação com a água produz gases tóxicos. O melhor é mesmo ter muita cautela de resolver utilizar este produto.

Aprenda Como Desentupir Canos em Diversas Situações

Como referi antes, desentupir canos não é uma ciência certa, já que é necessário levar sempre em consideração quais foram os motivos do entupimento, assim, é essencial utilizar o método adequado para cada problema.

Para dar uma ajuda, preparei diversos artigos, onde demonstro como desentupir canos, em diferentes situações e utilizando diferentes ingredientes.

O bicarbonato de sódio é um excelente agente de limpeza. É eficaz a limpar joias, plástico, alumínio, aço e prata, entre muitas outras superfícies, mas também pode ser utilizado para limpar canos.

Quando não há um bom produto desentupidor por perto, o bicarbonato de sódio pode ser utilizado como uma solução barata para desentupir canos.

Neste artigo eu abordo mais a fundo a utilização deste produto para desentupir canalizações.

Os canos de esgoto entopem-se com alguma facilidade, principalmente quando temos o cuidado necessário para evitar que tal aconteça.

Como ninguém gosta de ter que meter mãos à obra na desagradável tarefa de desentupir os canos de esgoto, preparei um artigo com diversas dicas sobre como evitar que a sua canalização volte a entupir.

Se o mal já está feito, não se preocupe, porque também dou informações do que deve fazer para desentupir este tipo de canos.

Os ralos das banheiras ficam entupidos com alguma facilidade, principalmente devido aos detritos de sabão e aos cabelos. Se tem o ralo da sua banheira entupida, a causa mais provável é o excesso de acumulação de cabelos.

Se quer saber como desentupir o ralo da banheira, apenas precisa de ler este artigo, onde vai encontrar a informação de que necessita para resolver de uma vez por todas este problema.

Ter uma sanita entupida em casa é tudo menos agradável. Desentupir uma sanita não é tão simples quanto realizar o desentupimento de um cano e quando não se sabe aquilo que se está a fazer, os resultados podem ser desastrosos.

Neste artigo vai encontrar dicas e informação preciosa sobre como desentupir sanitas da forma certa e sobre como identificar se precisa da ajuda de um profissional ou não.

O excesso de calcários nos canos pode conduzir à diminuição da pressão na água e até ao seu entupimento.

Felizmente, este é um problema passível de ser resolvido de forma simples, se souber quais os passos certos a dar.

Fique com diversas sugestões sobre como remover o calcário em excesso da canalização de sua casa.

É fácil perceber porque é a pia da cozinha é tão propensa a entupimentos. Lavar a loiça e preparar alimentos são duas tarefas que conduzem de forma quase inevitável à acumulação de detritos na pia.

Com o passar do tempo, esta acumulação de detritos pode agravar-se e dar origem ao entupimento da pia. Quando tal acontece, é necessário saber quais são os produtos certos para resolver o problema. Não precisa de procurar mais, já que é sobre isso que eu escrevo aqui.

Utilize esta página como um recurso de excelência para sempre que precisar de informação sobre como desentupir os canos de sua casa. Deixo contudo um apelo, sempre que sentir que não tem condições ou conhecimentos para realizar uma tarefa, recorra à ajuda de um profissional.

1 Comentário
  1. Bom dia

    Tenho um problema com o lava-loiça com entupimento no tubo esgoto no interior da parede.
    Já usei bicarbonato com vinagre,soda cáustica e nada tem resultado, agradecia de saber como devo resolver este problema, agradecendo uma informação que me permita limpar o cano.

    Fico a aguardar as vossas notícias.

    Melhores cumprimentos

    João Gomes

Deixe uma Resposta.